27 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Administração utilizam processos de negociação em apresentação de pitch

Estudantes foram desafiados a criar uma marca própria de camisetas

Criar uma marca, negociar a venda e convencer que o seu produto é o melhor foi a tarefa dos acadêmicos da 6ª fase de Administração do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), durante as aulas de Processo de Negociação. Nesta terça-feira (21), as equipes apresentaram o seu produto final, por meio de um pitch, ferramenta utilizada para vender de uma forma atrativa, para uma banca avaliadora composta por integrantes da iFEBE73, representantes da UNIFEBE no Reuni Challenge 2021.

Antes de apresentar suas criações, os estudantes precisaram utilizar a criatividade e o conhecimento para criar o nome da marca, logomarca e slogan, definir a missão e visão da empresa, além de identificar qual seria o diferencial do seu produto. Em seguida, as equipes precisaram desenvolver estratégias de negociação focadas no público-alvo, custo/preço, praça, promoção e fidelização.

A professora da disciplina, Gissele Prette, enfatiza que um dos diferenciais da atividade foi o desafio de criar uma política de cocriação. “Eles precisaram pensar em todos os detalhes e inovar com a colaboração de fatores que agregassem valor ao produto deles. Além disso, precisaram contar com o apoio de duas pessoas externas da equipe, que por meio de um vídeo de até dois minutos, dessem suas impressões sobre o produto”, explica Gissele.

Para se destacar no desafio, a equipe de Huéliton Hamilton Geraldo pesquisou sobre um tecido com proteção contra os raios solares e desenvolveu uma marca de Moda Praia. Os integrantes defenderam a ideia com foco em proteção e conforto, e criaram uma coleção com tecnologia dryfit e cores vibrantes. Para o público infantil, as camisetas tinham estampas divertidas e opções de combinação tal pai e tal filho.

“Nos desafiamos do início ao fim da atividade, desde pensarmos em qual seria o nosso diferencial, até na preparação para apresentar o produto em um pitch. Ter essa vivência de defender uma criação nossa e ser julgado por uma banca externa, com certeza será um aprendizado que utilizarei para além da universidade”, destaca o acadêmico de Administração.

Com o intuito de incutir uma visão interdisciplinar, os estudantes da 6ª fase de Engenharia Mecânica foram convidados a acompanhar as apresentações.

“O empreendedorismo universitário é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e é papel da universidade e dos professores proporcionarem oportunidades para que os alunos vivenciem essas experiências. Empreender passa por um desafio multidisciplinar, dessa forma, estimular a cultura empreendedora nos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, participando de apresentações do curso de Administração, é uma oportunidade para que eles vivenciem o ponto de vista de futuros profissionais de outra área”, salienta o professor de Engenharia Mecânica e orientador da equipe iFEBE73 no Reuni Challenge 2021, Julio Frantz.

Para o acadêmico da 6ª fase de Engenharia Mecânica, Luiz C.S. de Freitas, a interdisciplinaridade é essencial na universidade. “Esse contato com outros profissionais é fundamental para entendermos a importância que cada área terá no nosso cotidiano e como elas se relacionam e podem auxiliar nosso trabalho. No dia a dia de uma organização, não trabalharemos apenas com engenheiros, mas com muitos outros profissionais que complementarão habilidades. Dessa forma, vemos como cada pessoa tem um papel muito importante na empresa”, enfatiza o estudante.

Com a atividade, os integrantes da iFEBE73 trocaram de papel e, dessa vez, se tornaram os avaliadores. Com uma visão diferente, por já terem vivenciado uma apresentação do pitch, os estudantes que participaram do Reuni Challenge, avaliaram as estratégias adotadas pelas equipes, cocriação, pitch, depoimentos e a validação do produto.

“Foi muito interessante ficar do outro lado do pitch, analisando tudo aquilo que foi avaliado na nossa equipe durante a competição.  Ter esse ponto de vista ajudou demais a entender mais como toda essa pressão da apresentação funciona. Eventos desse tipo são essenciais para nos preparar para o mercado e nos auxiliam a entender como vender nossas ideias ou produtos para pessoas de diversas áreas diferentes”, conclui o acadêmico de Design de Moda, Guilherme Henrique Petersen.

A banca foi composta pelos acadêmicos de Design de Moda, Guilherme Henrique Petersen, Sistemas de Informação, Kairo Henrique Braun, Processos Gerenciais, Max Alves de Morae, Engenharia Mecânica José Henrique Schaeffer, pelo coordenador de Administração, Günther Lother Pertschy, pelo professor Julio Frantz e pela professora Gissele Prette.

Programação de Aniversário da Unifebe

01 de agosto de 2010
Venda com Humor é tema de palestra

07 de junho de 2013