notícias colégio
Notícias
26 de outubro de 2012

Acadêmicos de Arquitetura têm aula com professor italiano

Os alunos da segunda fase do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE tiveram a oportunidade de participar de uma aula que tratou sobre a questão da perspectiva em construções.


A aula foi ministrada pelo professor italiano Vincenzo Palmisciano que fez uma aula expositiva onde comparou a obra da Igreja Matriz de Brusque e as obras de Piero Della Francesca, pintor italiano do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. O artista sempre primou pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, principalmente, a perspectiva e criação do volume. No século XV, Piero Della Francesca desenvolveu uma pintura pessoal e solene que misturava formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração.


Essa aula faz parte do processo de internacionalização que a UNIFEBE vem desenvolvendo ao longo do ano para oportunizar aos acadêmicos experiências, em nível internacional, através de intercâmbios, viagens e palestras.


A iniciativa da palestra para o curso aconteceu depois de uma reunião realizada com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Heloisa Maria Wichern Zunino, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, a coordenadora do Programa de Internacionalização da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli Uller, e a coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta e o próprio professor Vincenzo que intermediará um contato com a vice-reitoria da Università degli Studi della Tuscia, localizada em Viterbo, Itália, visando um acordo de cooperação internacional entre as instituições de ensino.


Segundo Ana Paula Bonatelli Uller, a instituição está encaminhando uma carta de intenções para uma possível parceria nas seguintes atividades: intercâmbio de docentes para atividades de ensino e pesquisa, intercâmbio de acadêmicos para estudos e pesquisas, organização em comum de eventos científicos e pedagógicos, programas de formação de curta duração, troca de informações, documentos, publicações e outros materiais didáticos, intercâmbio de material científico e tecnológico.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação visita a UNIFEBE
Destaque

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação visita a UNIFEBE


04 de setembro de 2023
Unifebe participa do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Unifebe participa do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária


23 de outubro de 2006
Acadêmicos da UNIFEBE iniciam projeto no Museu de Azambuja

Acadêmicos da UNIFEBE iniciam projeto no Museu de Azambuja


27 de agosto de 2015
Skip to content