24 de outubro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Romance clássico da literatura britânica é discutido em círculo literário do curso de Letras-Inglês

Acadêmicos da 7ª fase dialogaram sobre diversas questões sobre a obra

O romance “Jane Eyre”, da autora britânica Charlotte Brontë, é considerado um marco do gênero Bildungsroman, que caracteriza os chamados “romances de formação”: acompanhando a jornada de uma protagonista ao longo de sua vida. A obra, lançada em 1847, foi discutida por acadêmicos da 7ª fase do curso de Letras-Inglês em um círculo literário, desenvolvido pelas professoras Mariana Vicentini e Suy Mey Moresco Schumacher, professoras das disciplinas de Literatura Inglesa II e de Língua Inglesa VII

De acordo com a professora Mariana, a parceria procurou, entre diversos objetivos, permitir que os alunos tivessem contato com o livro, discutindo o tipo de linguagem e temáticas tratadas no período Vitoriano, estabelecendo relações com temas e problemáticas abordadas pela autora nos dias atuais, além de possibilitar reflexões acerca de práticas com literatura que podem ser desenvolvidas nos contextos educativos em que esses professores em formação estão inseridos e, ainda promover o desenvolvimento de competências de leitura e oralidade em língua inglesa.

Conforme a acadêmica Meriele Machado Zimmermann, a escolha da leitura foi assertiva e a atividade despertou seu interesse pela autora da obra. “A experiência da discussão em inglês, para mim, foi algo muito significativo, pois senti que pude me comunicar melhor em inglês. Além disso, ter a possibilidade de ver a turma toda interagindo no idioma foi incrível. Cada um do seu jeito, no seu tempo, trouxe alguma colaboração e isso me deixou muito satisfeita”, revela.

A estudante Glória Alice Wanka, considera que a proposta da atividade foi enriquecedora pela possibilidade de praticar o inglês e por encontrar a possibilidade de discutir uma obra literária de relevância. “A literatura, além de ser uma representação da linguagem utilizada em um determinado período histórico, nos dá diversas pistas de como nossa sociedade se constituiu ao longo dos anos”, opina Glória.

O círculo literário também contou com um café coletivo, organizado pelas docentes e pelos estudantes. “A noite de diálogos foi produtiva e prazerosa e comprovou a importância da compreensão da linguagem, com enfoque ao inglês, não como uma mera estrutura gramatical, mas como um meio de expressão que irá variar de acordo com a temática e contexto em uso”, conclui a professora Suy Mey.

Curso de Direito da Unifebe realiza audiência e júri simulado

09 de novembro de 2004
Inscrições abertas para 2º seminário de TCCs

01 de fevereiro de 2016