13 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Design de Moda apresentam coleções autorais em desfile organizado pelo curso

Roupas e calçados foram criados pelos próprios estudantes

Na passarela, os looks apresentados nas coleções autorais, desenvolvidas pelos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE, foram inspirados na figura e no papel da mulher na sociedade. O tradicional desfile do curso, organizado anualmente pelas estudantes da 8ª fase, marca o término do ano letivo e consagra o aprendizado adquirido ao longo da Graduação.

O evento, realizado no último dia 8 de dezembro, reuniu familiares, professores e convidados no espaço Z Social Complex, no bairro Limoeiro, em Brusque.

Mulheres que Inspiram
Este ano, além das turmas da 4ª, 6ª e 8ª fase, o Composé – Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE, também levou para a passarela suas criações. Em parceria com a RenauxView, algumas alunas do curso desenvolveram looks para quatro personalidades da sociedade brusquense: a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, a vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc e vice-presidente da ACIBr, Rita Cássia Conti, e a estilista e graduada da primeira turma do curso de Design de Moda da UNIFEBE, Simone Gums.

Artistas Brasileiras
Com o tema “Artistas Brasileiras” as alunas da 8ª fase do curso trouxeram para o cenário criativo do design uma moda com viés de brasilidade, unindo o aspecto Casual com Alfaiataria, por meio de uma modelagem diferenciada. As referências para os looks foram as mulheres de sucesso, empoderadas e contemporâneas, que apreciam a alfaiataria com inspiração no universo artístico. Uma mulher que celebra a sua força no mercado de trabalho, nas famílias, que imprime no seu cotidiano a mistura da delicadeza, beleza e que inspira outras mulheres e a sociedade.

As futuras designers também criaram a própria marca da turma: AYRA, uma marca pautada pela diversidade, dinamismo e pela moda atemporal. O nome de origem tupi-guarani, significa aquela que não tem dono, respeitável, que carrega liberdade, independência, autonomia e beleza.

Os looks foram criados e confeccionados pelas próprias acadêmicas da 8ª fase, orientadas pela professora Roberta Del-Vechio no componente curricular Projeto de Moda: Coleção Autoral, com apoio do professor Daniel Goulart, da disciplina de Laboratório Avançado de Moda, em parceria com a empresa RenauxView.

Os Novos Códigos da Alfaiataria
Neste semestre, a 4ª fase do curso de Design de Moda atualizou, reconstruiu e reinterpretou a alfaiataria. A partir da macrotendência do WGSN, Novos Códigos, que afirma que em 2024 uma injeção de criatividade irá inspirar designers a romper com velhos códigos, os acadêmicos modernizaram o clássico, unindo o presente e o passado de um jeito inovador.

Os 15 looks desfilados foram desenvolvidos sob a orientação da professora Thaissa Schneider e Daniel Goulart, nos Componentes Curriculares Projeto de Moda: Coleção de Vestuário e Modelagem Manual e Computadorizada e Costura: Tecido Plano, com o apoio da assistente de laboratório e designer de moda, Caroline Zimmermann.

Coleção de Calçados – Cisne Negro
A coleção de calçados, apresentada pela 6ª fase evidenciou na passarela um mundo onde a luz e a sombra dançam em perfeita harmonia. Os tons profundos de preto, branco e vermelho se entrelaçam em cada peça, simbolizando a dança eterna entre o bem e o mal. Os estudantes mergulharam nas nuances emocionais do filme Cisne Negro para criar calçados contemporâneos que representam a complexidade presente não só no filme, mas em cada um de nós.

O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2023, nos componentes curriculares de Projeto de Moda: Coleção de Calçados e Acessórios e Tecnologia aplicada aos Calçados, com a orientação e apoio dos professores Thaissa Schneider e Paulo Fernando Mazera.

O desfile
Nesta edição, as estudantes levaram o poder da mulher para além das passarelas, com a apresentação de dança de Ana Carolina Horn Evarista, do Estúdio Volare, com a DJ Shaira e com a cantora Rívia.

O desfile marca também o término do componente curricular de Eventos de Moda, ministrado pela professora Gabriela Poltronieri Lenzi. “É uma oportunidade de eles aprenderem na prática a importância de um tema central, da criatividade e, sobretudo, da organização de um evento como um desfile de moda”, enaltece a professora.

Para a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, o desfile é a apresentação de todo o esforço e trabalho coletivo de professores, estudantes e parceiros do curso. “O que nós assistimos no evento é um processo de transformação: de fibras em tecidos, de tecidos em roupas, de roupas em sonhos. Então, entre tentativas, erros e acertos, pusemos em prática a sabedoria e o conhecimento adquiridos em sala de aula, sejam eles técnicos ou habilidades humanas, a fim de apresentar o melhor de cada um de nós. Foram diversos meses de pesquisas, observações, análises e testes que no desfile encantam a passarela, mas, sobretudo, os olhos”, conclui a coordenadora.

Confira as fotos desta edição do evento:

Edital para Processo Seletivo Docente

24 de julho de 2006
Bolsa Santander concederá R$ 300 de auxílio mensal para estudantes contemplados no Programa de Bolsas Graduação 2022
Bolsas de Estudo

11 de fevereiro de 2022
Professores da Unifebe conquistam título de doutorado

13 de novembro de 2009