Os produtos criados pelos próprios acadêmicos da 5ª fase de Design de Moda da UNIFEBE transformaram os quartos e salas de jantar, ambientes da loja de Móveis Verde Vale, em uma verdadeira produção de Moda Casa. As capas de almofada, jogos americanos, toalhas de mesa e até edredom são fruto do trabalho realizado ao longo do semestre, no componente curricular Projeto de Moda: Produtos para Ambientes, ministrado pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.
A atividade de produção foi realizada na última terça-feira, dia 11 de junho, em parceria com a loja de Móveis Verde Vale e com a loja de departamentos Havan. O desafio lançado aos acadêmicos foi o de conceber um ambiente no qual o produto pudesse ser inserido de forma atrativa e harmoniosa, considerando as cores e texturas, a funcionalidade, estética e a experiência do usuário.
Para criar suas almofadas, a equipe do acadêmico Marcos Antonio de Faria Filho se inspirou no mediterrâneo. A coleção “Riviera Azul” revela a beleza e o frescor do mediterrâneo, refletindo renovação e tranquilidade. As estampas trazem tons de azul-do-mar, verde das oliveiras, o dourado do sol e as cores vibrantes das flores e frutas locais, como limões e laranjas. Para a textura do produto, o grupo buscou expressar as ondulações do mar, os azulejos artesanais, pedras das construções históricas e a areia das praias. A cultura e a história do local também são reveladas, levando em consideração os elementos da arquitetura antiga, como colunas e mosaicos, tradições marítimas e a mitologia grega e romana.
“Criar produtos para ambientes não é uma tarefa habitual para nós, como estudantes de moda. Foi necessário adaptar nossas habilidades de design para objetos como almofadas, cortinas e afins, e isso exige um entendimento de proporção, escala e repetição de padrões em superfícies maiores e distintas. Diferente da moda vestível, em que a funcionalidade pode ser sacrificada pela estética, em design de ambientes a funcionalidade é fundamental”, relata Marcos.
Produtos para Ambientes
Evidenciar o papel da moda para além das roupas, calçados e acessórios foi a base do componente curricular. De acordo com a professora Alexssandra, ao longo do semestre a turma foi desenvolvendo seus projetos de produtos para ambientes, desde o memorial, fichas técnicas para partir para a produção.
Como inspiração para os projetos, os estudantes participaram de uma série de atividades, desde o workshop com a Confraria das Bordadeiras de Brusque, conheceram o processo de renda manual em Florianópolis, visitaram a empresa Markotex, para entender o processo de produção de toalhas e uma fábrica de almofadas, para perceber o potencial desse ramo na indústria têxtil de Brusque. “Concebido todo esse processo, cada equipe tinha como objetivo desenvolver uma ou duas peças que atendessem a esse nicho de mercado, popularmente conhecido como Cama, Mesa e Banho”, explica a professora.
As equipes foram instigadas a usar seus conhecimentos sobre o tema e utilizar as habilidades manuais aprendidas durante os workshops. Em consonância com o componente curricular de Design de Superfícies, ministrado pela professora Arina Blum, os estudantes desenvolveram estampas que, em parceria com a Rosin Estamparia, coloriram os produtos com as criações das equipes. “Esse apoio de outras disciplinas e a parceria com empresas da região foi essencial para que esse projeto pudesse fazer tanto sentido para os nossos estudantes. Foi uma forma de explorar, de tatear, de investigar esse nicho que a moda pode trabalhar em Brusque e região, já que temos tantas indústrias têxteis relacionadas à produção de Cama, Mesa e Banho”, avalia a professora Alexssandra.
Conhecimento interdisciplinar
O envolvimento de outros professores, disciplinas e de empresas da região, considera a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, contribui para que o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes seja ainda mais completo. “O profissional de moda precisa ter uma base e estar preparado para tudo que o mercado de trabalho pode exigir dele. Muitas vezes, ele vai além da função de designer, ele precisa entender os processos por trás do produto e saber fazer uma produção de moda, por exemplo. Essa interdisciplinaridade é essencial, enriquece e contribui para a formação de um profissional mais completo”, salienta Jô Rosa.
Os ambientes produzidos pelos estudantes ficarão expostos na loja de Móveis Verde Vale até dia 25 de junho.