04 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Educação Especial realizam ação em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo

Estudantes entregaram lacinhos para alunos dos cursos de Pedagogia e Tecnologia Educacional

Em parceria com o Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, o curso de Educação Especial do Centro Universitário de Brusque promoveu uma ação em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. Na última quinta-feira (30), os acadêmicos da 2ª fase do curso entregaram aos estudantes de Pedagogia e Tecnologia Educacional, um lacinho colorido e estampado com diversas peças de quebra-cabeças, símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A data é comemorada no dia 2 de abril e foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a resolução aprovada pela Assembleia Geral em 18 de dezembro de 2007 e, no Brasil, por meio da Lei nº 13.652/2018. A coordenadora do curso, professora Raquel Maria Pedroso, destaca que o objetivo da ação é o de provocar a reflexão, a conversa e a pesquisa sobre a temática. “Afinal de contas, cada TEA é um. Não existem dois autistas iguais, ainda que no mesmo nível. Assim como as pessoas neurotípicas são diferentes. Não há dois de nós, somos únicos. Por isso, a fita colorida representa essa diversidade. Nesse sentido que, como futuros profissionais da Educação Especial, é essencial que os estudantes reconheçam a importância de falar e orientar, dar voz, vez e promover a inclusão”, enfatiza a professora Raquel.

O acadêmico Clovis Dalmolin foi um dos alunos que ajudou na entrega dos laços. “O TEA é um dos transtornos estudados ao longo da nossa Graduação de Educação Especial e é de suma importância trazer o tema para debates e conscientização de toda a comunidade acadêmica. Como nós, os acadêmicos que visitamos também estão sendo preparados para atuar na educação. Acredito que se o professor em sala de aula tiver o conhecimento sobre o Autismo, ele terá um olhar atento às dificuldades do seu aluno, e em conjunto com o professor de Educação Especial conseguirá aprimorar as habilidades e melhorar o desenvolvimento desse estudante”, complementa Clovis.

Com o apoio do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, ao longo dos próximos dias os colaboradores da UNIFEBE também receberão o laço em sinal de apoio à causa. “A discussão possibilita e amplia a inclusão. Ao convidar os colaboradores a celebrar a data, nos comprometemos em ser uma Instituição que acolhe e apoia a diversidade”, enaltece a presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Quésia Martins.

Cinema Brasileiro estrela terceira semana do Cineclube Aura na UNIFEBE

19 de setembro de 2015
UNIFEBE está com inscrições abertas para Seleção pelo Histórico Escolar

27 de outubro de 2014