29 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

MEC concede conceito máximo ao curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE

Curso obteve nota 5 na Avaliação Externa Virtual In Loco, realizada entre os dias 22 a 24 de abril.

O Ministério da Educação – MEC concedeu conceito máximo ao curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE. A nota 5, em uma escala de 1 a 5, é resultado da Avaliação Externa Virtual In Loco, realizada entre os dias 22 a 24 de abril, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação na área do curso.

“Mesmo a Avaliação Externa tendo sido realizada de maneira virtual, a Comissão Avaliadora do MEC/INEP pôde constatar a qualidade do Projeto Pedagógico do Curso, do corpo docente e da infraestrutura disponível para o Curso de Educação Física – Licenciatura, por meio dos relatos da comunidade acadêmica, visitas guiadas de maneira virtual e da documentação apresentada”, enfatiza o Assessor de Desenvolvimento Institucional, Robson Zunino.

A avaliação

Com o intuito de renovar o reconhecimento do curso, na avaliação a Comissão analisa uma série de aspectos relacionados à Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura ofertada. Durante o processo, de maneira virtual síncrona, os avaliadores verificaram documentos, principalmente o Projeto Pedagógico do Curso, entrevistaram professores, acadêmicos, coordenação do curso e colaboradores técnico-administrativos. Além disso, conversaram com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e visitaram virtualmente a infraestrutura da UNIFEBE.

Para a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o reconhecimento do MEC vem para coroar o trabalho desenvolvido há 20 anos pelo curso. “Centenas de professores de Educação Física de Brusque e região foram formados pela nossa instituição, que a cada ano tem investido na valorização e fomentado a formação de professores. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado, com a certeza de que esse trabalho continua e que ele reflete diretamente na qualidade do ensino ofertada nas escolas de educação básica do nosso estado”, salienta a reitora.

Ano de comemorações

A história do curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE iniciou em 2004, quando a primeira turma de alunos ingressou na instituição. “2024 é um ano muito especial para o nosso curso e o reconhecimento do MEC ratifica esse compromisso com a formação de professores éticos, engajados e participativos na comunidade. A caminhada continua firme e sustentável, sempre focada no aluno e no seu processo de ensino-aprendizagem”, conclui o coordenador do curso, professor João Derli.

Acadêmicos da Unifebe participam de Jogos Universitários

29 de abril de 2008