21 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Educação Física atuam em projetos esportivos de Guabiruba e Gaspar

Crianças e adolescentes podem participar de diversas modalidades

O Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba em parceria com a UNIFEBE e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) tem o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e o entretenimento para as crianças e adolescentes do município.

Dividido em cinco modalidades (Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei e Karatê), o projeto acolhe crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos que estejam regularmente matriculados e frequentando a rede municipal de Guabiruba ou estadual de ensino. Para se inscrever, basta ir ao local da modalidade escolhida, no dia e horário de realização, e solicitar o termo de autorização para os pais assinarem. Cada aluno pode se inscrever em quantas modalidades desejar, desde que seja em seu contraturno escolar.

O acadêmico Thiago Moreli considera que a iniciativa é de extrema importância, pois todos os envolvidos saem ganhando. “As crianças têm a oportunidade de praticar um esporte e nós, como estudantes de Educação Física, podemos adquirir experiência dirigindo uma turma como monitores. Pretendo ser treinador de voleibol e o PIDE vem me preparando para alcançar esse objetivo”, afirma.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, o professor João Derli, a participação dos acadêmicos no PIDE é uma oportunidade de conhecer, planejar e realizar práticas esportivas com os jovens. “O PIDE contribui muito com a formação dos estudantes por meio das vivências com crianças, jovens e profissionais das diversas áreas do conhecimento. Além disso, oferece uma bolsa de estudos de R$ 800. É um projeto no qual todos saem ganhando e que evidencia o compromisso do curso e da universidade em formar profissionais de excelência e melhorar a sociedade”, analisa.

A secretaria municipal de Esporte de Guabiruba, Marcia Hochsprung Watanabe, garante que a parceria com a UNIFEBE agrega ao esporte de base de Guabiruba e possibilita que crianças e adolescentes possam se inserir em modalidades de suas preferências. “Estamos disponíveis para sanar quaisquer dúvidas na Secretaria anexa ao Ginásio Municipal João Scheffer, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h”, salienta.

O projeto também é realizado no município de Gaspar, com duas modalidades (futsal e voleibol) e em dois núcleos esportivos, no Ginásio de Esportes Mozart Nunes (Localidade do Vila Isabel) e no Ginásio Wilmar Suly Pereira (Bela Vista). Além dos alunos bolsistas da UNIFEBE, os materiais usados nas aulas dos núcleos são fornecidos pela Fesporte, ficando por conta da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) a responsabilidade da disponibilização dos locais dos treinos e também a parte de organização do projeto.

“O PIDE é um projeto que proporciona experiências para os acadêmicos e oportunidades infinitas às crianças que poderão desenvolver habilidades físicas e psicomotoras. Só temos a agradecer à Fesporte e à UNIFEBE pela parceria”, afirma o Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.

O PIDE

O projeto destinado a crianças de 10 a 16 anos, regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal, visa desenvolver e promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina. Por meio de atividades esportivas, o PIDE tem como objetivo contribuir para a formação integral das crianças e adolescentes, além de proporcionar a extensão universitária e possibilitar ao acadêmico adquirir conhecimento e experiência profissional na área.

Até o lançamento do projeto, 17 instituições de ensino superior de Santa Catarina estão cadastradas na iniciativa, que prevê a oferta de 340 bolsas de estudo universitárias, para a execução do projeto com cerca de 20 mil alunos, em 52 unidades escolares. Para a realização das ações, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 6,5 milhões de reais. Desse valor, R$ 384 mil reais serão repassados às universidades por um período de 24 meses, para subsidiar as bolsas de estudo dos acadêmicos participantes.

Além das bolsas de estudo, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 600 mil reais para a aquisição de materiais esportivos, que serão entregues às unidades executoras do projeto. As atividades do PIDE serão realizadas em ambientes com estrutura adequada para as práticas esportivas definidas pela unidade executora e sua comunidade, organizadas em grupos de 10 a 12 anos, de 13 e 14 anos e de 15 e 16 anos.

Fotos: Prefeitura de Guabiruba

Acadêmicos de Administração têm trabalho aceito em evento internacional