“Desde o início, o nosso grupo foi responsável por todo o planejamento e implementação das atividades. Ajudamos a coordenar a aula, incluindo a escolha da sala e a organização geral. O mais interessante foi que, além de aprendermos bastante, algumas pessoas do grupo tiveram o primeiro contato com esses esportes, o que nos desafiou a nos aperfeiçoar rapidamente para poder ensinar os outros”, descreve. Segundo ela, com as modalidades escolhidas e a diversidade, foi possível surpreender e gerar interesse nos estudantes.
Estímulo ao esporte
O coordenador dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, professor João Derli, salienta a complexidade da experiência proporcionada aos acadêmicos e a possibilidade de interação com a comunidade externa. Ele destaca o papel da atividade na produção científica, envolvendo os cursos, e na aproximação dos alunos com diferentes modalidades, avaliada como parte importante no processo de formação deles.
“Na Curricularização da Extensão, ocorre o envolvimento de todos os acadêmicos, na parte de planejamento, organização de todas as atividades, execução de todas as atividades, vivência em atividades teóricas e práticas com a comunidade, na qual a Curricularização da Extensão vai ser aplicada”, destaca. “Procuramos oferecer essas várias possibilidades ao acadêmico, depois, após finalizar a graduação, eles vão atuar na área que eles geralmente têm mais afinidade, mas a formação generalista é importante para que consiga dialogar com vários segmentos da comunidade”.