24 de fevereiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Educação Física participam de capacitação para atuar em projeto de Guabiruba e Gaspar

Estudantes da UNIFEBE atuam como monitores em escolas dos dois municípios

O Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), idealizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a UNIFEBE, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar (FMEL), tem o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e o entretenimento para as crianças e adolescentes dos municípios.

Acadêmicos de Educação Física, que atuam como monitores do projeto, participaram de uma semana de capacitações sobre diversos temas. A estudante Beatriz Treider considera o PIDE uma ótima oportunidade de atuar na área e ter contato com alunos da rede municipal. “As conversas que tivemos serviram para que nós, acadêmicos, melhoremos ainda mais nossa atuação, evoluindo o processo pedagógico e levando aulas de mais qualidade para esses jovens”, avalia Beatriz.

Entre os participantes da capacitação, estava a Secretária municipal de Esporte de Guabiruba, Marcia Hochsprung Watanabe, que passou para os estudantes um feedback dos primeiros meses de projeto. “Avaliamos de forma bastante positiva esse início do PIDE, pela qualidade das aulas e assiduidade dos estudantes, que nos apontaram fatores positivos e negativos das suas experiências nesse período. Esse diálogo é muito importante para que eles saibam no que precisam melhorar e para que a gestão aprimore ainda mais o projeto”, afirma.

De acordo com o professor João Derli, coordenador do curso, a participação dos estudantes no projeto é uma oportunidade de conhecer, planejar e realizar práticas esportivas com os jovens. “A capacitação teve uma carga horária de 20 horas que serviu para que os acadêmicos desenvolvam ainda mais suas competências didáticas para trabalhar com os alunos”, salienta o professor João.

O PIDE

O PIDE é dividido em sete modalidades (Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Lutas Esportivas, Futsal, Voleibol), e acolhe crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos que estejam regularmente matriculados e frequentando a rede municipal ou estadual de ensino de Guabiruba e Gaspar. O projeto é destinado a crianças de 10 a 16 anos, regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal e por meio de atividades esportivas, visa contribuir para a formação integral das crianças e adolescentes, além de proporcionar a extensão universitária e possibilitar ao acadêmico a aquisição de conhecimento e experiência profissional na área.

Além da UNIFEBE, outras dezesseis instituições de ensino superior de Santa Catarina estão cadastradas na iniciativa. As atividades do PIDE são realizadas em ambientes com estrutura adequada para as práticas esportivas definidas pela unidade executora e sua comunidade, organizadas em grupos de 10 a 12 anos, de 13 e 14 anos e de 15 e 16 anos.

Estudantes do Colégio UNIFEBE recebem estudantes alemães
Universidade Comunitária

Estudantes do Colégio UNIFEBE recebem estudantes alemães

24 de outubro de 2023