28 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Educação Física realizam visitas técnicas em academia e estúdio de Pilates

Estudantes da 5ª fase ampliaram seus conhecimentos com as idas aos locais

As visitas técnicas são fundamentais no curso de Educação Física da UNIFEBE. Elas permitem que os estudantes conheçam diferentes realidades e ampliem sua visão sobre a profissão. Durante as visitas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática do que foi estudado em sala de aula e observar como profissionais atuam em diferentes ambientes. Além disso, possibilitam o contato direto com esses profissionais, o que pode abrir portas para futuras oportunidades de estágio ou trabalho.

Neste semestre, as visitas continuaram a todo vapor. Em março, acadêmicos da 5ª fase visitaram a Fibra Fisio, centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva. Neste mês, os estudantes estiveram no Studio Estilo Pilates & Funcional, em Brusque e na Academia Wave, em Balneário Camboriú. Todas as visitas foram acompanhadas pelo professor André Luiz de Oliveira Braz, da disciplina de Atividade de Academia.

Studio Estilo Pilates

No Studio Estilo Pilates, gerenciado pela egressa do curso Catiane da Cruz, os alunos conheceram a modalidade de uma maneira mais técnica e prática. Além de conhecer o método e os tipos de aulas, também puderam praticar nos equipamentos de Pilates.

O Pilates é uma prática conceituada e com vários benefícios comprovados, que envolve a realização de movimentos para promover o fortalecimento, o equilíbrio, a flexibilidade e a reabilitação do corpo. A prática foi criada por um médico alemão, chamado Joseph Pilates, com o objetivo de ajudar soldados que sofreram lesões na guerra e reabilitá-los. Hoje, é utilizada como forte aliada para todos os grupos da população.

“Foi um momento que serviu para que os nossos acadêmicos conhecessem uma modalidade de suma importância para a saúde, para o treinamento físico e para a reabilitação de lesões. Visitar um espaço que tem uma egressa como proprietária demonstra o sucesso, a consolidação e a realização profissional dos alunos que passam pelo curso de Educação Física da UNIFEBE”, afirma o professor Braz.

De acordo com o acadêmico Gustavo Tarter Dalbosco, a visita foi muito importante para seu aprendizado. “Realizamos algumas práticas e a responsável pelo local explicou tudo de forma muito clara. Também percebemos que o pilates não se trata apenas de alongamento. Podemos observar como os equipamentos podem ser adaptados para a criação de outros movimentos e posições. Foi muito interessante a parte em que a responsável comentou sobre a história do Pilates e como ele se popularizou. Tudo isso foi de extrema importância para que pudéssemos vivenciar da melhor maneira possível o Studio”, elogia.

Academia Wave
No espaço localizado no litoral do estado, os estudantes realizaram uma visita guiada. O objetivo foi apresentar aos acadêmicos a estrutura física, modelo de gestão, marketing, entre outras áreas de um grande modelo de academia. “O intuito foi apresentar as possibilidades de modalidades e de alternativas que podem ser implementadas em uma academia, além da necessidade do profissional conhecer diversas áreas, ter um conhecimento ampliado e conhecer o máximo na sua formação acadêmica e ter novas habilidades técnicas e sociais”, garante o professor.

O acadêmico Bernardo Testoni valoriza a experiência de conhecer uma academia que é referência no estado. “Foi um grande aprendizado. Conseguimos vivenciar as experiências de uma maneira muito próxima do campo de atuação, algo que é essencial para a formação de um bom profissional”, opina.

Evento nesta terça-feira marca I Semana da Literatura Infantil

18 de abril de 2011