10 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra da nova ponte de Brusque

Estudantes vivenciaram na prática conteúdos abordados em sala de aula

Acadêmicos da 1ª, 5ª e 9ª fase do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE realizaram uma visita técnica a nova ponte do centro de Brusque, que ligará a Rodovia Antônio Heil à rua João Bauer. A visita foi referente às disciplinas de infraestrutura territorial urbana e regional e Desenho Técnico, com o professor Anderson Buss. Os professores Rafael Lopes de Lima, Francisco Odisi e Vivian Siffert Wildner, coordenadora do curso, também participaram da visita.

Os alunos conheceram os projetos e as soluções de engenharia adotadas para a construção daquela que será considerada a maior ponte de Brusque em extensão quando inaugurada. Eles puderam acompanhar de perto os detalhes construtivos antes da concretagem de parte da ponte e tiraram dúvidas com o engenheiro Jair Eduardo Gasques da Empresa Itaúba Incorporações e Construções Ltda., de Curitiba (PR), vencedora do processo licitatório, e responsável pela execução da obra, que os acompanhou na visita.

“O engenheiro detalhou as dimensões das vigas longarinas e transversinas, além de quantitativo de aço e concreto utilizados. Os estudantes também receberam uma explicação sobre técnicas construtivas, como a colocação (com auxílio de guindastes) e o sistema de protensão das vigas, que consiste em tensionar o aço dentro da viga para conseguir alcançar maiores vãos”, relata o professor Anderson.

A visita também proporcionou que os acadêmicos descobrissem a dinâmica de trabalho na obra, que tem dimensão de 121,05 x 17,50m e área de 2.126, 25m². A professora Vivian destaca a importância das visitas técnicas na trajetória dos estudantes. “É por meio dessas visitas que os alunos podem ver na prática a aplicação dos conteúdos apreendidos em sala de aula. Além disso, eles puderam trocar experiências com o engenheiro responsável pela obra, tirar dúvidas da execução e conhecer detalhes da estrutura. Visitar a construção da nova ponte do centro de Brusque foi uma oportunidade única e fará a diferença na formação dos acadêmicos, que serão futuros engenheiros”, garante a coordenadora.

De acordo com o acadêmico Matteus de Amaral Florêncio, estar em uma obra desse porte foi uma experiência valiosa. “Foi um momento que serviu para vivenciarmos a realidade da profissão e termos contato com um profissional da área. Pudemos perceber conceitos que são estudados na universidade sendo aplicados na obra”, elogia.

Estudantes de Direito visitam Unidade Prisional Avançada de Brusque
UNIFEBE