18 de outubro de 2011

Acadêmicos de Engenharia de Produção realizam aula prática

Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, acompanhados pelo professor Luizildo Pitol Filho, realizaram uma aula prática durante a disciplina de Química Tecnológica.

Conforme o professor, o objetivo foi dimensionar decantadores para o tratamento de águas. "Os alunos foram divididos em grupos, sendo que cada um recebeu um material diferente – areia de praia, areia de rio, madeira decomposta e poeira", explica Filho.

A equipe misturou o material recebido com água para simular uma suspensão passível de ocorrer na captação de águas. Em seguida, a suspensão, com o mínimo de sólidos suspensos, foi depositada em uma proveta, para que fosse possível observar a sedimentação das partículas e medir a velocidade de decantação, em termos da variação de volume de partículas com o tempo. "Com base nestes dados experimentais, cada grupo deve dimensionar o decantador mais adequado", enfatiza o professor.

Edital Proppex nº14/2011 – Seleção de Candidatos para os Projetos Sociais e de Extensão 2011/2

15 de setembro de 2011
O uso da burca é tema de debate na UNIFEBE
UNIFEBE