Os acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UNIFEBE participaram da Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, realizada em agosto, em Joinville. A visita técnica foi idealizada pelo professor Igor Roik, do componente curricular Engenharia da Manutenção e objetivou identificar as tecnologias e suas aplicações em diferentes materiais de fabricação.
Segundo Igor, durante o componente curricular os estudantes aprendem sobre programação de manutenção, tudo o que é necessário para controlar esse processo e como é a função do engenheiro nesse setor. “Na visita, eles puderam visualizar uma série de equipamentos que são utilizados na produção do plástico. Agora, em aula, vamos discutir a importância das definições, ajustes, da organização e do gerenciamento desses equipamentos. Além disso, essa experiência contribui para uma visão focada na indústria do plástico, que possui um forte apelo em relação ao reaproveitamento de materiais”, explica o professor.
Visualizar na prática muitos dos conceitos vistos com o passar dos semestres, comenta o acadêmico Gabriel Martins, tornou a visita técnica uma atividade dinâmica e de muito aprendizado. “A questão do plástico é muito comentada e de suma importância entender seus processos de reutilização. Presenciamos na visita muitas empresas de renome, gigantes nacionais e da região, demonstrando processos de trituração até a fabricação do novo item, desde simples sacolas e sacos, até copos, potes e decorações. Com toda a certeza essa visita contribui e muito para nosso aprendizado, mesmo não sendo a área com maior foco em nossa matriz curricular, mas nos coloca na busca do conhecimento nesse vasto mercado e vasta atuação que nosso curso dispõe”, complementa o estudante.
Para o professor, em atividades como essa, os acadêmicos têm a oportunidade de explorar diversas tecnologias e identificar a aplicação de diferentes materiais de fabricação. “Outro ponto de destaque, que agrega grande valor, é a possibilidade de compreender a aplicabilidade de elementos de máquinas e conceitos de funcionamento de equipamentos e de interagir com representantes de diversas empresas, o que pode ampliar significativamente sua rede de contatos”, enfatiza Igor.
Interplast
O evento, que já é realizado há 24 anos, é referência quando o assunto é plástico e tecnologia. Realizada em Joinville, cidade que abriga alguns dos maiores fabricantes de produtos plásticos do Brasil, a Feira se tornou a maior vitrine do setor para tecnologias de ponta. Além da Feira, são promovidos na Interplast a rodada de negócios, congresso técnico, workshop de expositores, workshop de Qualidade, fórum de Economia Circular e Espaço Recicla Plástico.
“Eventos como este são uma oportunidade ímpar para os nossos estudantes visualizarem o mercado de trabalho para além do que já vivenciam no seu dia a dia, interagindo com profissionais e empresários e se inteirando das tecnologias que estão em alta na indústria”, conclui o coordenador do curso, professor Wallace Nóbrega Lopo.