notícias colégio
Notícias
21 de outubro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Engenharia Química da UNIFEBE propõem soluções voltadas para a indústria têxtil

Iniciativas tiveram como foco os diferentes processos do setor

Soluções voltadas para melhorias no tingimento, solidez, peeling e tratamento de efluentes no setor têxtil estiveram no foco de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de Engenharia Química da UNIFEBE ao longo do ano de 2024. As propostas foram apresentadas durante o evento, no Bloco C da instituição, e fizeram parte das atividades de Curricularização da Extensão.

O acadêmico Mateus Eduardo Janner afirma que as atividades desenvolvidas no período foram oportunidades para o seu desenvolvimento pessoal. Ele salienta a possibilidade de integração entre teoria e prática, mantendo o foco em demandas práticas de empresas da região.

“Esta edição se destacou pelo seu grande valor. Trabalhar com a indústria têxtil já é uma realidade para muitos alunos do curso, e a oportunidade de assessorar e conhecer de perto todos os processos de uma empresa que abriu suas portas aos estudantes, aliado ao apoio constante dos professores, enriqueceu significativamente a formação dos futuros engenheiros químicos”, avalia Mateus.

Na avaliação da coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a experiência prática tem importante papel para os futuros profissionais conseguirem ter uma compreensão mais clara sobre o papel da aplicação de conhecimentos para a contribuição com o desenvolvimento sustentável do setor. Ela destaca a importância da sinergia entre academia e indústria para o melhor preparo dos futuros engenheiros, capazes de atender às demandas de mercado e desenvolvimento de tecnologias.

“Esta colaboração não só fortalece os laços entre a universidade e a indústria local, mas também proporciona aos estudantes uma oportunidade ímpar de vivenciarem, na prática, os desafios e processos reais do mercado de trabalho, como o tingimento, a avaliação de solidez, o peeling dos tecidos e o tratamento de efluentes têxteis”, descreve a coordenadora.

Tecnologia e infraestrutura
Para o professor Enéias Maffezzolli, as atividades permitem o complemento do processo de aprendizagem dos acadêmicos. Ele destaca o papel do ambiente disponível na UNIFEBE no desenvolvimento de alternativas para as atividades do setor industrial.

“A infraestrutura da UNIFEBE, como os laboratórios de química e de informática, serviu de apoio e foram de grande relevância para o sucesso dos resultados obtidos pelos acadêmicos. Na etapa final, as equipes apresentaram os trabalhos desenvolvidos com sugestões de melhorias de processo”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Auxiliar Técnico em Informática I – 27/06/2011

Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Auxiliar Técnico em Informática I – 27/06/2011


27 de junho de 2011
Acadêmicos de Educação Física socializam atividades práticas do curso
UNIFEBE

Acadêmicos de Educação Física socializam atividades práticas do curso


27 de junho de 2014
Acadêmicos da Unifebe participam do JASC

Acadêmicos da Unifebe participam do JASC


13 de setembro de 2010
Skip to content