A edição de Brusque do Circuito Corrida do Bem, do Sesi, contou com acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, entre a equipe de staff. A prova, realizada em outubro, contou com mais de 10 mil corredores em corridas de cinco ou 10 quilômetros, além da caminhada e da versão infantil da prova.
A atividade foi parte da Curricularização da Extensão do curso de Fisioterapia, e os acadêmicos atuaram tanto na recepção dos participantes quanto em atividades de recovery, voltadas ao auxílio na recuperação dos corredores, após cada prova. Para a atividade, foram encaminhados os acadêmicos da 4.ª fase do curso, como relata o professor Anderson Savaris Ribas.
Ele destaca a aplicação de liberações miofaciais, quick massage e técnicas de alongamento. “Neste componente curricular de Recursos Terapêuticos Manuais, eles aprendem uma série de técnicas, com objetivo de tratar, de maneira pontual, situações que podem ser patológicas ou não, com recursos manuais”, descreve. “Para os acadêmicos, é uma situação bastante interessante porque conseguimos trazer um pouco daquilo que é o dia a dia do fisioterapeuta, principalmente na área esportiva”.
A acadêmica Livia Fischer Schaadt foi uma das dedicadas ao atendimento de recuperação muscular, prestado após as provas. Segundo ela, a atuação reforçou a percepção sobre o papel dos profissionais de Fisioterapia capacitados para garantir a prática esportiva de forma mais saudável e sustentável.
Antes da prova, ela já havia atuado em outro evento semelhante. Ela reconhece o aprendizado proporcionado pelas experiências e a sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades de atendimento rápido e eficiente, mesmo em ambiente de pressão. “Atuar em um evento desse tipo proporciona um entendimento prático sobre a aplicação de técnicas que estudamos em sala de aula, especialmente no que diz respeito à reabilitação de atletas, e reforça a importância do fisioterapeuta nesse contexto esportivo”, avalia. “Além disso, a interação com atletas de diferentes níveis de preparação física nos ensina a adaptar as nossas abordagens para atender cada necessidade.