notícias colégio
Notícias
17 de março de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Acadêmicos de Fisioterapia participam de oficina sobre gaiola de habilidades

Equipamento é utilizado na reabilitação e no desenvolvimento da capacidade motora; atividade está ligada ao estágio obrigatório

Os acadêmicos da nona fase do Curso de Fisioterapia tiveram, em 11 de fevereiro, contato com um equipamento importante para trabalhos de desenvolvimento motor e reabilitação: a gaiola de habilidades. Por meio de uma oficina organizada pela professora Anne Pang, eles puderam se preparar ainda mais para o estágio obrigatório em Fisioterapia na Saúde da Criança e Adolescência, um componente curricular deste semestre letivo.

Conforme relata a professora, a atividade começou com uma apresentação teórica sobre as técnicas utilizadas com a gaiola de habilidades. A segunda parte foi uma demonstração prática.

A gaiola de habilidades é um aparelho com elásticos, polias e cintos para suspender o paciente, sob uma mecânica que permite trabalhar força, equilíbrio, postura e marcha. Ela é muito utilizada no tratamento e no desenvolvimento da capacidade motora de crianças e adolescentes, com foco em alinhamento, autonomia e fortalecimento. Contudo, também pode ser aplicada para treinar força, equilíbrio e mobilidade em adultos, com funções de reabilitação.

“Trata-se de uma atividade que visa transformar o aprendizado passivo e teórico em uma aprendizagem ativa, a fim de trazer novas abordagens para o estágio em pediatria”, destaca a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos.

A professora Anne Pang supervisiona o estágio obrigatório em Pediatria, com o professor Adriano Slongo. “No estágio, os acadêmicos realizam a avaliação fisioterapêutica, elaboram o plano de tratamento e aplicam condutas de reabilitação para crianças e adolescentes”, descreve.

Os estudantes já conheciam o aparelho e agora puderam aprender mais sobre como operá-lo. A acadêmica Ana Laura Tarter lembra que a gaiola de habilidades já foi assunto de aulas teóricas e de visitas técnicas.

“O estágio em pediatria iniciou em 9 de fevereiro, e a oficina da Gaiola de Habilidades foi uma experiência muito enriquecedora. É um equipamento que temos à nossa disposição na Clínica Escola, e conhecer diferentes formas de utilizá-lo durante os atendimentos agrega muito à qualidade do atendimento oferecido aos pacientes. Também já vimos seu uso associado ao PediaSuit ou TheraSuit, que são abordagens especializadas utilizadas na reabilitação pediátrica.”

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Programa DST/AIDS promove conscientização para o carnaval

Programa DST/AIDS promove conscientização para o carnaval


16 de fevereiro de 2012
Inscrições para Mostra de Talentos Unifebe encerram amanhã

Inscrições para Mostra de Talentos Unifebe encerram amanhã


01 de abril de 2008
UNIFEBE recebe recurso do Governo do Estado para laboratório de pesquisa da boa usabilidade da água do Rio Itajaí-Mirim
Destaque

UNIFEBE recebe recurso do Governo do Estado para laboratório de pesquisa da boa usabilidade da água do Rio Itajaí-Mirim


08 de fevereiro de 2024
Skip to content