15 de dezembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Letras-Inglês apresentam portfólios produzidos durante estágio

Trabalhos foram apresentados no auditório do Bloco C

Acadêmicos, representantes de escolas da rede pública e privada da região de Brusque e professores do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE se reuniram para a apresentação oral dos portfólios de Estágio Supervisionado III. Os trabalhos foram apresentados no auditório do Bloco C.

Durante o semestre, os estudantes elaboraram um projeto, planos de ação e ministraram uma aula em situação simulada para seus colegas de classe na instituição. Neste momento foram dadas sugestões de melhoria e ideias para incrementar a aula que aconteceria no campo de estágio.

A acadêmica Raíssa Boing, por exemplo, acredita que o portfólio como um todo, desde a sua elaboração até a apresentação ao final do estágio supervisionado é de grande valia para o aluno e futuro professor, pois é o momento em que ele dá um retorno a comunidade sobre sua graduação. “Tivemos a chance de não apenas expormos o que desenvolvemos, mas também trocar ideias e experiências com os colegas e professores, o que é sempre muito enriquecedor. Pudemos apresentar o portfólio para amigos, familiares, coordenadora do curso e dos diretores e professores das escolas onde os acadêmicos estagiaram. Foi uma uma prévia da futura apresentação final do curso, que acontecerá no próximo semestre”, projeta Raíssa.

Conforme a professora e coordenadora do estágio, Fabiana Boos Vasquez, a atividade ocorre em dois momentos: primeiro temos a observação de aulas, quando o estagiário assiste às aulas do professor regente na escola escolhida, e na sequência ocorre a atuação, quando o estagiário prepara e ministra essas aulas. “É um momento muito importante e bastante esperado pelos acadêmicos. É a oportunidade de conhecer o seu futuro campo de atuação e pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, detalha.

O estágio

Esse compartilhamento das experiências vivenciadas durante o estágio é um momento em que os acadêmicos, que estagiaram em 2022, sistematizam algumas reflexões sobre suas vivências docentes, abrindo debates sobre educação crítica de inglês como língua adicional e a construção de uma comunidade de aprendizagem democrática.

As atividades de investigação e intervenção realizadas no âmbito do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa permitem a articulação da teoria aprendida em sala de aula com as práticas.

Nesse sentido, é possibilitado aos discentes articularem os conteúdos curriculares que integram a matriz curricular com a vivência prática de um docente da Educação Básica, como explica a coordenadora do curso, professora Rosana Paza. “As atividades práticas a serem realizadas nos Campos de Estágio são precedidas de planejamento fundamentado no embasamento teórico possibilitado pelas demais disciplinas e pelas leituras e orientações dos professores orientadores. Dentre as investigações e intervenções realizadas nas escolas de Educação Básica, os alunos participam de atividades de planejamento, desenvolvimento da prática docente e de avaliação, em conjunto com os professores das escolas”, detalha.

Os acadêmicos têm momentos de reflexão teórica, com seus professores orientadores, das práticas realizadas nas escolas e como síntese das práticas do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, elaboram semestralmente um portfólio e ao final um artigo científico, a ser apresentado no Seminário de Estágio.

“A elaboração dos portfólios tem se mostrado uma prática exitosa no âmbito do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, indo muito além de uma forma de registrar as atividades realizadas. Nesse sentido, os portfólios se consolidaram como uma ferramenta auxiliar no processo de reflexão das investigações e intervenções realizadas pelos alunos, permitindo ainda aos professores orientadores planejarem as atividades futuras”, conclui a professora Rosana.

Inscrições abertas para o vestibular de inverno Medicina UNIFEBE
Acafe

Inscrições abertas para o vestibular de inverno Medicina UNIFEBE

04 de abril de 2022