Acadêmicos do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE participaram de uma conversa por videoconferência com um canadense. A atividade foi realizada na aula da professora Suy Mey Schumacher Moresco, na disciplina de Aspectos Léxico-Gramaticais da Língua Inglesa II. O objetivo do bate-papo com Matthew Wendt, que mora em Calgary, no país norte-americano, foi proporcionar aos estudantes uma experiência com um falante nativo da língua inglesa, desenvolvendo habilidades, vocabulário e estruturas gramaticais estudadas em sala de aula.
A professora Suy Mey revela que o canadense trabalha em seu país como personal trainer e desenvolve programas de treinamentos customizados. “Ele possui uma plataforma com intuito de disponibilizar seus treinos a todas as pessoas em qualquer parte do mundo com aulas on-line ao vivo e disponibilizadas em gravações para serem acessadas em qualquer momento do dia. É uma pessoa que está sempre disposta a ajudar, gosta de conversar e dificilmente não está animado. A conversa com os alunos possibilitou também que eles conhecessem um pouco da cultura do Canadá”, elogia a docente.
O canadense agradece a possibilidade de conversar com os estudantes brasileiros e avalia a experiência positivamente. “Foi um privilégio contribuir com a aula e possibilitar que os alunos praticassem o inglês com um falante nativo. Espero que aconteçam mais momentos como esse e que eu possa conversar novamente com os estudantes da UNIFEBE”, projeta Matthew.
Para a acadêmica Beatriz Leal, o diálogo com Matthew foi a comprovação da evolução dos alunos no idioma inglês e uma oportunidade de conhecer uma nova cultura. “Falar com o Matthew ampliou nossa visão de mundo, pois entendemos como é a realidade dele no Canadá e isso nos encorajou a pôr em prática o que vemos aperfeiçoando a cada dia. Ele foi muito gentil e simpático, deixando a turma toda livre para questionar e comunicar-se com ele”, afirma Beatriz.
A coordenadora do curso, professora Rosana Paza, ressalta a importância de a professora trazer para a sala de aula propostas de ensino que possibilitem à comunidade acadêmica a participar de atividades de intercâmbio, nas quais os acadêmicos têm a oportunidade de experienciar situações de comunicação com a língua nativa.