O início da primeira etapa do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa da Licenciatura em Letras – Inglês, neste semestre, possibilitou o contato de acadêmicos da 5ª fase com a rotina das escolas municipais. No componente curricular obrigatório, eles atuam com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas de Brusque e região.
A atividade é uma forma de os acadêmicos consolidarem suas competências profissionais, aproximando teoria e prática. Para atividade, é necessário conhecer a instituição e é desenvolvido um diagnóstico da realidade e necessidade dos alunos da escola, após uma conversa com um professor regente e a possibilidade de acompanhar aulas ministradas no local.
Passado o período da atuação em campo, os acadêmicos elaboram um portfólio de atividades, documento que é apresentado para colegas e professores do curso. De acordo com a professora Suy Mey, essa é uma etapa muito importante, uma vez que possibilita o compartilhamento de experiências desse momento da formação dos acadêmicos. A elaboração dos portfólios, explica a professora e coordenadora do Estágio, Fabiana Boos Vásquez, tem se mostrado uma prática exitosa. “Os portfólios se consolidaram como uma ferramenta auxiliar no processo de reflexão das investigações e intervenções realizadas pelos alunos, permitindo, ainda, aos professores orientadores, planejarem as atividades futuras”, descreve.
Na avaliação da coordenadora do Curso, professora Rosana Paza, o momento do Estágio Supervisionado é muito importante para os acadêmicos, visto que é nesse período que eles entram em contato direto com a realidade profissional na qual irão atuar. “É quando eles conhecem os problemas e desafios da profissão de docente e desenvolvem as competências e habilidades necessárias para superá-los”, ressalta.
Para a acadêmica Gianina Edelweiss Gianini, o Estágio Supervisionado I foi de grande valia. “Essa foi minha primeira experiência como estagiária, e foi muito mais gratificante do que eu esperava. Com certeza contribuiu grandemente para minha formação e me preparou um pouco mais para as demandas dos próximos semestres, bem como para atuar como teacher em breve”, afirma.