06 de julho de 2022
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Letras – Inglês desenvolvem podcast literário

Programa Prisma Literário está disponível no site da Rádio Uni

De um jeito leve e informativo os acadêmicos da 6ª fase de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) reuniram fatos e curiosidades sobre literatura, cultura inglesa e norte-americana no podcast Prisma Literário. O programa criado e desenvolvido pelos estudantes, com o apoio da professora da disciplina de Cultura Inglesa e Norte-americana, Mariana Vicentini, em parceria com o coordenador de Publicidade e Propaganda, Thiago dos Santos, e do acadêmico Guilherme Bernardi, integrante da Rádio Uni, está disponível no site da Rádio Uni, na aba Podcasts, e também na programação da rádio universitária.

O nome do podcast é uma analogia feita pelos próprios estudantes, já que um prisma tem a propriedade de decompor a luz branca em um espectro diferente de cores. No podcast, os alunos se propõem a fazer algo similar com os conteúdos literários e convertem o conhecimento histórico e científico manifestado em obras literárias a uma linguagem que se torne mais atrativa e de fácil compreensão para diferentes públicos, que não apenas o acadêmico.

“A ideia de trabalhar os conteúdos por meio de um podcast surgiu, principalmente, pela necessidade de os estudantes, dos quais muitos já são professores, além de se apropriarem de conhecimentos em torno da cultura e da literatura, ressignificarem os usos das tecnologias digitais dentro e fora da universidade. É por meio do desenvolvimento da criticidade em torno do funcionamento da literatura e das tecnologias digitais, que os acadêmicos conseguirão refletir sobre os porquês das ações direcionadas na disciplina e das possibilidades de uso e ampliação desse tipo de prática em seu contexto de atuação profissional”, enfatiza a professora Mariana.

As vinhetas de abertura e encerramento dos programas foram elaboradas e gravadas pelo acadêmico Jean Carlo Fischer, e as gravações dos conteúdos foram realizadas na Rádio Uni, permitindo aos estudantes experienciarem mais um dos laboratórios da instituição, como possibilidade de elaboração de práticas educativas diferenciadas.

A forma de estudar e aprender os conteúdos foi algo que chamou a atenção da acadêmica Meriele Machado Zimmermann. “O podcast, além de ser um meio de comunicação em alta, é uma forma bem inovadora de trabalhar, pois se conecta de uma maneira fácil com o interlocutor. Por ser um método bem dinâmico e criativo, com certeza serviu de inspiração para as nossas futuras aulas”, destaca Meriele.

De acordo com a coordenadora de Letras-Inglês, professora Rosana Paza, o podcast se apresenta como uma oportunidade no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. “A praticidade oportunizada por meio do podcast o transforma numa espécie de facilitador na rotina de estudos dos acadêmicos, visto que possibilita reproduzir conteúdos complementares das matérias no próprio celular, além de serem ótimos recursos para debates, que, por sua vez, promove a autoaprendizagem”, complementa Rosana.

O trabalho com os podcasts terá continuidade nos próximos semestres do curso, por meio da integração de conhecimentos construídos nas disciplinas de Literatura Inglesa II e de Literatura Americana I.

Movimento global inspira projeto Fashion Futures do curso de Design de Moda
Criatividade

Movimento global inspira projeto Fashion Futures do curso de Design de Moda

03 de maio de 2018