31 de agosto de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Medicina da UNIFEBE doam sangue em visita técnica ao Hemosc

Futuros médicos conheceram os processos necessários para a doação de sangue

Para conhecer os procedimentos que envolvem a doação de sangue, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE visitaram o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), de Blumenau. A visita técnica foi orientada pelo professor Fabio Benedetti, da disciplina Habilidades Profissionais VI, com o objetivo de aliar os conhecimentos teóricos de sala de aula com a prática e a vivência de um hemocentro real.

“Passamos por diversos setores do Hemosc, desde o setor de captação, onde são realizadas estratégias para captar mais doadores até o setor de triagem e pré-triagem, no qual os voluntários para doação são avaliados. Também visitamos o setor que avalia a compatibilidade entre os sangues do doador e do receptor e o de processamento e estocagem do material coletado”, explica o professor.

A organização do sistema de estocagem do Hemosc foi uma das características que chamou a atenção dos estudantes. No local, todo sangue doado é armazenado em câmaras de refrigeração até que sejam liberados os exames de doenças infecciosas para que o material seja direcionado para doação e transfusão. “A ideia é que essa visita técnica seja parte integrante dessa disciplina e que se repita a cada cinco ou seis semanas para que todos os alunos possam conhecer a estrutura”, revela o professor.

Durante a visita, alguns acadêmicos aproveitaram para contribuir com o banco de sangue do Hemosc e fizeram sua doação. Foi o caso de Natan Arthur Debatin, que já era doador desde 2018. “Eu já tinha uma noção de como eram os processos até doar o sangue, mas eu não sabia o que acontecia ou como funcionava o pós-coleta. Conhecer esses procedimentos e perceber esse cuidado foi uma experiência e um aprendizado muito importantes em minha formação”, reconhece o aluno.

Unifebe arrecada materiais e alimentos para atingidos pela enchente

19 de setembro de 2011
Comissão 100 do Clube Atlético Carlos Renaux realiza reunião