22 de junho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Medicina realizam testes de tipagem sanguínea em ação no Shopping Gracher

Estudantes também conscientizaram a população sobre a importância de doar sangue

Acadêmicos de Medicina da UNIFEBE realizaram testes de tipagem sanguínea, aferiram pressão e glicemia de aproximadamente 100 pessoas em ação realizada no Shopping Gracher. O cidadão que passou pelo local, além de descobrir seu tipo de sangue, recebeu orientações sobre como doá-lo. A atividade foi organizada pela IFMSA Brazil UNIFEBE e marcou o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), servindo como forma de promoção à doação como ato de solidariedade e cidadania.

Acadêmica da 3ª fase, Beatriz Cazagrande Pucci de Oliveira revela que ficou surpresa ao perceber que várias pessoas não tinham conhecimento sobre seu tipo de sanguíneo. “Por meio dessa ação, encontramos muita gente com sangue O negativo, que é o doador universal. Tivemos uma grande adesão e uma resposta muito positiva da comunidade”, celebra a estudante.

De acordo com o doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso, a ação é de extrema importância, pois saber o tipo sanguíneo agiliza o processo de doação e ajuda a salvar vidas. “A incompatibilidade de transfusões e doações de sangue muitas vezes tem como motivo esse desconhecimento por parte da população. Por isso, essa conscientização sobre a tipagem e sobre como doar é essencial. Além disso, nossos acadêmicos, tiveram mais uma oportunidade de estar em contato direto com a comunidade, aplicando na prática conteúdos abordados em sala de aula e laboratórios”, afirma o doutor Osvaldo.

Resultado do Processo Seletivo Técnico-Administrativo – Telefonista

29 de janeiro de 2008