Para conhecer as práticas de letramento realizadas com os alunos da pré-escola, os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE visitaram a Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Steffen. A atividade, idealizada no componente curricular Alfabetização e Letramento: saberes e práticas, foi orientada pela professora Luciane Rosa. Durante a visita técnica, os estudantes observaram in loco como é organizada a sala de referência, os materiais e espaços externos, e ouviram o relato da professora regente sobre as práticas de letramento, que preveem a inserção das crianças no mundo da leitura e da escrita.
A professora Luciane explica que, essa experiência prática é fundamental para os estudantes, antes de iniciarem o estágio supervisionado nas escolas. “Além de conhecer a sala de aula, sala referência das crianças, a visita técnica possibilitou que eles visualizassem um ambiente de letramento que contribui para o processo de alfabetização, o qual se inicia com o trabalho de letramento, conhecimento das letras e consciência fonológica na pré-escola. Alfabetização e letramento estão interligados no processo de alfabetização das crianças e compreender que são processos diferentes, mas que precisam caminhar juntos, é muito importante na formação de pedagogos”, elucida a professora.
Na escola, os acadêmicos foram recepcionados pelas crianças, que seguravam uma faixa “Sejam bem-vindos 3ª fase de Pedagogia”. Os alunos da pré-escola declamaram um poema e, na sequência, relataram como é a rotina diária na escola e suas vivências de letramentos. Juntamente com a professora regente, Daniela Fischer Zambinetti, as crianças mostraram a sala, materiais e explicaram como desenvolvem as atividades propostas. A professora Daniela também apresentou o projeto desenvolvido recentemente pela turma, o qual aborda o bicentenário da imigração alemã, um projeto de letramento que envolve multiletramentos, possibilitando o desenvolvimento de múltiplas linguagens.
Para a acadêmica da 3ª fase, Luiza Flavia Kriscinski, acompanhar de perto esse processo instigou muitas ideias. “Gostei muito da prática que ela fez de mostrar às crianças o alemão, e fazer uma “viagem” de avião com passagem e tudo para a Alemanha. Achei a proposta muito criativa e pude perceber como nós professores podemos fazer a diferença em criar experiências indescritíveis para as crianças. A alfabetização é algo bastante complexo, mas na visita percebemos que com o uso de recursos e criatividade pode ser ainda mais divertido e significativo”, comenta a estudante.
A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, lembra que as visitas técnicas integram os projetos de ensino do curso. “A ida às escolas ou outras instituições agrega valor à formação dos acadêmicos, pois fortalece a articulação teoria e prática, possibilita uma ampla visão das realidades educacionais e contribui na construção da identidade e das competências inerentes ao fazer docente. Nessa visita, em especial, além da professora e coordenadora, as crianças da pré-escola e a merendeira participaram da acolhida, proporcionando que os estudantes conhecessem as práticas de letramento, objetivo maior da visita, compreendessem a importância da gestão escolar e do sentido de ser da escola, onde todos sabem falar dela, apresentá-la, desde as crianças, os professores e funcionários”, conclui a coordenadora.
Confira as fotos da visita técnica: