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16 de julho de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Pedagogia conhecem práticas de letramento aplicadas em escola da rede pública municipal

Atividade foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Steffen

Para conhecer as práticas de letramento realizadas com os alunos da pré-escola, os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE visitaram a Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Steffen. A atividade, idealizada no componente curricular Alfabetização e Letramento: saberes e práticas, foi orientada pela professora Luciane Rosa. Durante a visita técnica, os estudantes observaram in loco como é organizada a sala de referência, os materiais e espaços externos, e ouviram o relato da professora regente sobre as práticas de letramento, que preveem a inserção das crianças no mundo da leitura e da escrita.

A professora Luciane explica que, essa experiência prática é fundamental para os estudantes, antes de iniciarem o estágio supervisionado nas escolas. “Além de conhecer a sala de aula, sala referência das crianças, a visita técnica possibilitou que eles visualizassem um ambiente de letramento que contribui para o processo de alfabetização, o qual se inicia com o trabalho de letramento, conhecimento das letras e consciência fonológica na pré-escola. Alfabetização e letramento estão interligados no processo de alfabetização das crianças e compreender que são processos diferentes, mas que precisam caminhar juntos, é muito importante na formação de pedagogos”, elucida a professora.

Na escola, os acadêmicos foram recepcionados pelas crianças, que seguravam uma faixa “Sejam bem-vindos 3ª fase de Pedagogia”. Os alunos da pré-escola declamaram um poema e, na sequência, relataram como é a rotina diária na escola e suas vivências de letramentos. Juntamente com a professora regente, Daniela Fischer Zambinetti, as crianças mostraram a sala, materiais e explicaram como desenvolvem as atividades propostas. A professora Daniela também apresentou o projeto desenvolvido recentemente pela turma, o qual aborda o bicentenário da imigração alemã, um projeto de letramento que envolve multiletramentos, possibilitando o desenvolvimento de múltiplas linguagens.

Para a acadêmica da 3ª fase, Luiza Flavia Kriscinski, acompanhar de perto esse processo instigou muitas ideias. “Gostei muito da prática que ela fez de mostrar às crianças o alemão, e fazer uma “viagem” de avião com passagem e tudo para a Alemanha. Achei a proposta muito criativa e pude perceber como nós professores podemos fazer a diferença em criar experiências indescritíveis para as crianças. A alfabetização é algo bastante complexo, mas na visita percebemos que com o uso de recursos e criatividade pode ser ainda mais divertido e significativo”, comenta a estudante.

A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, lembra que as visitas técnicas integram os projetos de ensino do curso. “A ida às escolas ou outras instituições agrega valor à formação dos acadêmicos, pois fortalece a articulação teoria e prática, possibilita uma ampla visão das realidades educacionais e contribui na construção da identidade e das competências inerentes ao fazer docente. Nessa visita, em especial, além da professora e coordenadora, as crianças da pré-escola e a merendeira participaram da acolhida, proporcionando que os estudantes conhecessem as práticas de letramento, objetivo maior da visita, compreendessem a importância da gestão escolar e do sentido de ser da escola, onde todos sabem falar dela, apresentá-la, desde as crianças, os professores e funcionários”, conclui a coordenadora.

Confira as fotos da visita técnica:

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