notícias colégio
Notícias
04 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia desenvolvem cartilhas e jogos sobre Distúrbios do Desenvolvimento

Atividade foi aplicada pela professora e estudante da Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativa, Aline Bernardes

Em um caça-palavras, o grupo do acadêmico de Psicologia Uriel Miguel Nunes, apresentou algumas das características observadas nas pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O jogo foi um dos recursos desenvolvidos com os estudantes da 2ª fase de Psicologia da UNIFEBE, para trabalhar as Neurociências e os Distúrbios do Desenvolvimento, temáticas abordadas pela professora Aline Bernades, nas aulas do componente curricular Neuroanatomofisiologia.

Na atividade, os acadêmicos foram instigados a desenvolver uma maquete que demonstrasse as regiões neuroanatômicas e as alterações neurofisiológicas de condições clínicas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Aprendizagem. Além disso, os grupos produziram uma cartilha educativa à comunidade e um jogo pedagógico para reforçar os conhecimentos sobre as condições.

“Para realizar cada etapa precisamos pesquisar a fundo sobre o tema. Nesse sentido é que a atividade foi tão significativa para a nossa formação, pois possibilitou que uníssemos o conteúdo teórico com algo palpável e divertido, buscando formas diferentes de apresentar temas tão sérios e pertinentes”, relata o acadêmico Uriel.

Metodologias Ativas

A atividade integrou o projeto “Neurociências e Distúrbios do Desenvolvimento: uma proposta de aprendizagem baseada em projetos no curso de Psicologia”, desenvolvido pela professora da UNIFEBE e acadêmica do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas da instituição.

“Mesmo sendo uma prática recorrente na disciplina, a partir dos conhecimentos apreendidos na Pós pude aprimorar a forma de desenvolvê-la com os estudantes, tornando, assim, o aprendizado mais significativo e resultando no protagonismo do acadêmico nesse processo”, conclui a professora.

Os trabalhos criados pelos estudantes foram apresentados em um seminário, realizado na última quarta-feira (29).

Confira as fotos:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Referência em Overwatch, narradora conversa com alunos do Colégio Universitário
Jogos Digitais

Referência em Overwatch, narradora conversa com alunos do Colégio Universitário


06 de maio de 2019
UNIFEBE abre inscrições para o segundo semestre letivo de 2022
Destaque

UNIFEBE abre inscrições para o segundo semestre letivo de 2022


25 de abril de 2022
Wesley Collyer palestra para dezenas de acadêmicos na Unifebe

Wesley Collyer palestra para dezenas de acadêmicos na Unifebe


29 de agosto de 2008
Skip to content