Em um caça-palavras, o grupo do acadêmico de Psicologia Uriel Miguel Nunes, apresentou algumas das características observadas nas pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O jogo foi um dos recursos desenvolvidos com os estudantes da 2ª fase de Psicologia da UNIFEBE, para trabalhar as Neurociências e os Distúrbios do Desenvolvimento, temáticas abordadas pela professora Aline Bernades, nas aulas do componente curricular Neuroanatomofisiologia.
Na atividade, os acadêmicos foram instigados a desenvolver uma maquete que demonstrasse as regiões neuroanatômicas e as alterações neurofisiológicas de condições clínicas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Aprendizagem. Além disso, os grupos produziram uma cartilha educativa à comunidade e um jogo pedagógico para reforçar os conhecimentos sobre as condições.
“Para realizar cada etapa precisamos pesquisar a fundo sobre o tema. Nesse sentido é que a atividade foi tão significativa para a nossa formação, pois possibilitou que uníssemos o conteúdo teórico com algo palpável e divertido, buscando formas diferentes de apresentar temas tão sérios e pertinentes”, relata o acadêmico Uriel.
Metodologias Ativas
A atividade integrou o projeto “Neurociências e Distúrbios do Desenvolvimento: uma proposta de aprendizagem baseada em projetos no curso de Psicologia”, desenvolvido pela professora da UNIFEBE e acadêmica do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas da instituição.
“Mesmo sendo uma prática recorrente na disciplina, a partir dos conhecimentos apreendidos na Pós pude aprimorar a forma de desenvolvê-la com os estudantes, tornando, assim, o aprendizado mais significativo e resultando no protagonismo do acadêmico nesse processo”, conclui a professora.
Os trabalhos criados pelos estudantes foram apresentados em um seminário, realizado na última quarta-feira (29).
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