notícias colégio
Notícias
04 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia desenvolvem cartilhas e jogos sobre Distúrbios do Desenvolvimento

Atividade foi aplicada pela professora e estudante da Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativa, Aline Bernardes

Em um caça-palavras, o grupo do acadêmico de Psicologia Uriel Miguel Nunes, apresentou algumas das características observadas nas pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O jogo foi um dos recursos desenvolvidos com os estudantes da 2ª fase de Psicologia da UNIFEBE, para trabalhar as Neurociências e os Distúrbios do Desenvolvimento, temáticas abordadas pela professora Aline Bernades, nas aulas do componente curricular Neuroanatomofisiologia.

Na atividade, os acadêmicos foram instigados a desenvolver uma maquete que demonstrasse as regiões neuroanatômicas e as alterações neurofisiológicas de condições clínicas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Aprendizagem. Além disso, os grupos produziram uma cartilha educativa à comunidade e um jogo pedagógico para reforçar os conhecimentos sobre as condições.

“Para realizar cada etapa precisamos pesquisar a fundo sobre o tema. Nesse sentido é que a atividade foi tão significativa para a nossa formação, pois possibilitou que uníssemos o conteúdo teórico com algo palpável e divertido, buscando formas diferentes de apresentar temas tão sérios e pertinentes”, relata o acadêmico Uriel.

Metodologias Ativas

A atividade integrou o projeto “Neurociências e Distúrbios do Desenvolvimento: uma proposta de aprendizagem baseada em projetos no curso de Psicologia”, desenvolvido pela professora da UNIFEBE e acadêmica do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas da instituição.

“Mesmo sendo uma prática recorrente na disciplina, a partir dos conhecimentos apreendidos na Pós pude aprimorar a forma de desenvolvê-la com os estudantes, tornando, assim, o aprendizado mais significativo e resultando no protagonismo do acadêmico nesse processo”, conclui a professora.

Os trabalhos criados pelos estudantes foram apresentados em um seminário, realizado na última quarta-feira (29).

Confira as fotos:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE participa de encontro sobre sustentabilidade

UNIFEBE participa de encontro sobre sustentabilidade


02 de maio de 2013
Prorrogado prazo de inscrição de projetos para a Incubadora
Egresso

Prorrogado prazo de inscrição de projetos para a Incubadora


06 de abril de 2010
Exposição Caleidoscópio fica até o dia 24 de junho na UNIFEBE

Exposição Caleidoscópio fica até o dia 24 de junho na UNIFEBE


16 de junho de 2014
Skip to content