16 de abril de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Psicologia realizam visita técnica ao Hospital Santa Teresa

Instituição especializada em dermatologia, psiquiatria e clínica geral atua desde 1940 e dispõe de 105 leitos

Um grupo de acadêmicos da 9ª fase do curso de Psicologia fez uma visita técnica ao Hospital Santa Teresa (HTS), em São Pedro de Alcântara. No roteiro organizado para a atividade, eles puderam conhecer mais sobre as práticas clínicas, terapêuticas e multidisciplinares do local e interagir com os profissionais atuantes no hospital.
A estrutura opera desde 1940 e com seus mais de 9,8 mil metros quadrados de área construída e 105 leitos, mantém atuação em especialidades clínicas como dermatologia, psiquiatria e clínica geral. No local, o grupo foi recebido pelo diretor do hospital, José Augusto da Silva Velho e pelo gerente administrativo, Samuel Cunha.

Segundo a professora Luzia de Miranda Meurer, a atividade representa uma etapa importante no processo de formação por aproximar os acadêmicos. “Ao observar as práticas clínicas, terapêuticas, psicoterapêuticas e multidisciplinares, os acadêmicos poderão aprofundar sua compreensão sobre os transtornos psiquiátricos, o processo de diagnóstico e as estratégias de intervenção utilizadas pelos profissionais de saúde mental. Além disso, a interação com pacientes e profissionais poderá proporcionar uma visão mais ampla e sensível das complexidades envolvidas no cuidado psiquiátrico”, descreve a professora. “A visita técnica ao HST foi uma experiência ímpar na formação dos acadêmicos”, resume.
A avaliação é semelhante à da coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins. Ela reforça ainda a reflexão, conhecimento sobre a história de atuação no setor e a possibilidade de diálogo gerada com a atividade externa. “Possibilita os acadêmicos a visualizar na prática o dia a dia do profissional da Psicologia”, indica. De acordo com ela, atividades semelhantes também enriquecem o currículo do curso, ao possibilitar uma atuação mais próxima da prática aos acadêmicos.

Novas perspectivas
Para Isadora Motta Boni, a visita foi uma oportunidade para conhecer mais sobre as atualizações das práticas profissionais no ambiente hospitalar. Segundo ela, o cuidado atual com o espaço também chamou a atenção.
“A visita ao HTS foi extremamente enriquecedora, trouxe-nos uma realidade totalmente diferente sobre como eram as coisas antigamente. Os atuais administradores fazem tudo que se encontra em seu alcance para tornar o ambiente mais acolhedor”, descreve.
Já a acadêmica Beatriz Kohler acredita que a visita ampliou as perspectivas dos participantes sobre os tratamentos psiquiátrico e psicológico. “É emocionante estar em um local onde, há muitos anos, já fora um lugar de segregação e, hoje, tornou-se referência em cuidados humanizados e individualizados, olhando sempre para o sujeito, não para a doença que ele está sendo tratado”, descreve. “Foi enriquecedora em todos os contextos, desde o conhecido da sua história até as práticas realizadas no local. É de suma importância que o profissional da área da saúde conheça a história da saúde mental, a fim de evitar que algumas formas de “tratamento” não se repitam”, indica.

Professora da Unifebe é entrevistada pela Nova  Escola

Professora da Unifebe é entrevistada pela Nova Escola

21 de outubro de 2010
Cultivo e uso de plantas medicinais é tema de palestra na UNIFEBE