04 de maio de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda executam plano de marketing e comunicação para a empresa Portobello

Estudantes participaram de conversas com representantes da empresa para entender as demandas do mercado.

Encontrar soluções para um cliente real tem sido um dos desafios dos acadêmicos da 5ª e 7ª fase de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), que executarão um plano de marketing e comunicação para a empresa Portobello.

A atividade é fruto das disciplinas de Marketing de Relacionamento e Planejamento de Marketing, da professora Roberta Del-Vechio, e Marketing Digital I, da professora Gabriela Lenzi. No Projeto Integrado, os estudantes desenvolverão estratégias no campo do marketing, da comunicação e do marketing digital.

Para entender as demandas da empresa, os acadêmicos participaram virtualmente de uma conversa com o gerente de Inovação Digital da Portobello, Marlon Souza, e a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Portobello, Scheila Orlandi. Os bate-papos virtuais integram o cronograma de atividades do Projeto Integrado e auxiliaram os estudantes a compreender a realidade do mercado.

“Vivenciar a realidade do mercado é fundamental para os alunos de Publicidade e Propaganda, principalmente quando empresas do porte da Portobello se disponibilizam de forma tão gentil a colaborar com o ensino e com a extensão. É uma oportunidade maravilhosa para os alunos, que se mostraram encantados com o potencial da empresa”, destaca a professora Roberta Del-Vechio.

Os convidados
Scheila de Souza Orlandi, é graduada em Ciências Sociais pela UFSC, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes e com especialização em Recursos Humanos pela Estácio de Sá. Colaboradora da Portobello desde 2011, passou pelos cargos de secretária da Diretoria, analista de RH e desde 2016 é responsável pela estruturação e gestão do tema Sustentabilidade. Atualmente é Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade com as principais frentes de trabalho: Governança de Sustentabilidade, Planejamento Estratégico, Interface com as Unidades do Grupo e áreas afins para promoção e alinhamento das ações de Sustentabilidade do Grupo.

Marlon Souza é graduado em Comunicação Social, com MBA em gestão de TI. Possui mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia. Em sua carreira, já coordenou projetos para empresas como Ambev, Bunge, General Motors, WEG e muitas outras líderes em seus segmentos. Como um dos pioneiros da Internet no Brasil, esteve à frente de projetos como o primeiro portal mundial de venda de carros on-line para a GM, como o primeiro portal de internet grátis e um dos maiores portais de conteúdo no Brasil, o iG. Entusiasta e palestrante nas áreas de inovação, tecnologia e marketing digital, Marlon é também um dos idealizadores do movimento pela economia criativa catarinense, o SC Criativa, e head de economia criativa da Blusoft. Foi o criador da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, e atualmente gerencia a área de inovação digital da Portobello.

Além do levantamento das informações sobre a empresa, os estudantes farão uma pesquisa netnográfica, análise dos ambientes de marketing, desenvolvimento de persona, descrição de diagnóstico e planejamento de estratégias. Os trabalhos finais serão apresentados e entregues aos representantes da Portobello.

Livro sobre Educação em Brusque é lançado na Unifebe – 06/12/2010

06 de dezembro de 2010