19 de maio de 2016

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda realizam teste cego

teste1

Será que seu chocolate favorito é realmente o seu preferido? E aquele salgadinho que você não vive sem, é o que você mais gosta? Para testar as preferências dos acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, os estudantes de Publicidade e Propaganda realizaram um teste cego no campus Santa Terezinha.

A atividade faz parte de uma ação da disciplina de Pesquisa de Mercado. Com a pesquisa intitulada Teste Cego, os futuros publicitários compararam a preferência por marca e teste de sabor de diversos produtos como: salgadinhos, chocolate, wafer, refrigerante, suco em pó e leite condensado. A atividade envolveu a primeira e terceira fases do curso, em uma disciplina integrada, orientada pelo professor Rafael Luiz Zen.

— É uma maneira de abordar a prática da pesquisa de mercado, de forma que coloque o aluno em contato direto com esse ramo da profissão. Durante esse processo, fica mais fácil relacionar teoria e prática. É colocando a mão na massa que o aluno fica face a face com as dificuldades impostas em lidar com o público, e assim consegue solucionar problemas de comunicação— explica o professor e coordenador do curso.

Para o acadêmico Patrick Zanca, no papel de pesquisador, foi interessante acompanhar pessoalmente o feedback dos outros alunos em sua própria pesquisa.

— Foi interessante poder medir os erros e acertos em tempo real. Isso nos dá controle sobre os resultados. É engraçado ver que o público fica surpreso quando acha que prefere uma marca, mas no teste de sabor escolhe outra. Eu diria que esse caso é a maioria. Isso também nos dá conhecimento sobre o poder da construção de marcas — afirma o estudante da 1ª fase.

Já para a aluna da terceira fase, Lorraine Gomes, a atividade fornece ferramentas para os futuros profissionais levarem para o mercado de trabalho.

— Atividades assim são importantes porque aprendemos mais colocando nossos conhecimentos na prática. Ensina a realizar, e não apenas a compreender no quadro ou nos livros. Lidar com o público se mostrou bem diferente da teoria, porque aqui lidamos com as diferenças, devemos compreender o que as pessoas dizem e o que elas querem dizer. Na sala de aula não é possível dialogar com o consumidor, aqui é — relata.

A futura contadora Pâmela dos Santos, da sexta fase de Ciências Contábeis, participou do teste cego para marcas de suco em pó.

— Acertei meu suco favorito, que era a marca Trink. Achei a ação bem diferente, porque colocou em teste nossos gostos pessoais e o quanto somos influenciados ou não pelas marcas. Para os estudantes de Publicidade, essa atividade parece fundamental para que eles lidem conosco, o público — conclui.
Depois de realizados os testes, os acadêmicos farão um relatório de marketing com as conclusões do estudo.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Ruben Carlos Müller
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Tecnologia em Comércio Exterior é oferecido em Processo Seletivo

09 de junho de 2008