O Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Gabriel Murilo Machado foi apresentado em um dos principais eventos científicos de engenharia do país: o COBEM – Congresso Internacional de Engenharia Mecânica. O projeto, orientado pelo professor Júlio Frantz, envolveu a construção de um braço robótico de 6 graus de liberdade e esteira transportadora, além da simulação em software, integração com a esteira e programação de um sensor de cor para detectar objetos.
Segundo o orientador do trabalho, na célula robótica desenvolvida e apresentada foi possível estudar uma série de conhecimentos necessários para operar e desenvolver robôs, como cinemática direta, cinemática inversa e programação. Tudo isso desenvolvido em um framework aberto, utilizando a plataforma Arduino.
“Da mesma forma que a indústria brasileira enfrenta desafios relacionados ao investimento em infraestrutura, a aquisição de robôs industriais é uma barreira significativa para as universidades brasileiras. Diante disso, o projeto busca simplificar o acesso a recursos tecnológicos, possibilitando a formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do presente e do futuro”, enfatiza o professor Júlio Frantz.
Para o coordenador de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo, a apresentação do projeto em um congresso internacional evidencia o compromisso da instituição com uma formação prática e atenta às necessidades da indústria. “O aceite do projeto no COBEM nos enche de orgulho, visto que é um trabalho que pode ajudar inclusive a indústria metalmecânica a desenvolver os seus processos e os seus produtos. Parabéns ao estudante e ao professor por representarem tão bem o nosso curso e a nossa instituição”, enaltece o professor Wallace.
A apresentação do projeto no COBEM marcou a conclusão da Graduação do acadêmico Gabriel. Segundo o estudante, a experiência serviu de impulso para seguir na vida acadêmica. “Além de contribuir para o meu currículo Lattes, profissionalmente participar de um congresso internacional é uma oportunidade de se relacionar com profissionais e professores de outras instituições. Mais que o networking, esses eventos possibilitam essa troca e agregam novos conhecimentos”, complementa Gabriel.
O COBEM
Realizado a cada dois anos no Brasil, o evento é realizado totalmente em inglês, desde palestras a seções técnicas de artigos científicos. Mais de 1,5 mil artigos são publicados a cada edição do evento.
Confira o vídeo do braço robótico desenvolvido pelo estudante: