notícias colégio
Notícias
14 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto desenvolvido por estudante e professor da UNIFEBE é apresentado em Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

Braço robótico foi criado e construído pelo egresso de Engenharia Mecânica

O Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Gabriel Murilo Machado foi apresentado em um dos principais eventos científicos de engenharia do país: o COBEM – Congresso Internacional de Engenharia Mecânica. O projeto, orientado pelo professor Júlio Frantz, envolveu a construção de um braço robótico de 6 graus de liberdade e esteira transportadora, além da simulação em software, integração com a esteira e programação de um sensor de cor para detectar objetos.

Segundo o orientador do trabalho, na célula robótica desenvolvida e apresentada foi possível estudar uma série de conhecimentos necessários para operar e desenvolver robôs, como cinemática direta, cinemática inversa e programação. Tudo isso desenvolvido em um framework aberto, utilizando a plataforma Arduino.

“Da mesma forma que a indústria brasileira enfrenta desafios relacionados ao investimento em infraestrutura, a aquisição de robôs industriais é uma barreira significativa para as universidades brasileiras. Diante disso, o projeto busca simplificar o acesso a recursos tecnológicos, possibilitando a formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do presente e do futuro”, enfatiza o professor Júlio Frantz.

Para o coordenador de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo, a apresentação do projeto em um congresso internacional evidencia o compromisso da instituição com uma formação prática e atenta às necessidades da indústria. “O aceite do projeto no COBEM nos enche de orgulho, visto que é um trabalho que pode ajudar inclusive a indústria metalmecânica a desenvolver os seus processos e os seus produtos. Parabéns ao estudante e ao professor por representarem tão bem o nosso curso e a nossa instituição”, enaltece o professor Wallace.

A apresentação do projeto no COBEM marcou a conclusão da Graduação do acadêmico Gabriel. Segundo o estudante, a experiência serviu de impulso para seguir na vida acadêmica. “Além de contribuir para o meu currículo Lattes, profissionalmente participar de um congresso internacional é uma oportunidade de se relacionar com profissionais e professores de outras instituições. Mais que o networking, esses eventos possibilitam essa troca e agregam novos conhecimentos”, complementa Gabriel.

O COBEM

Realizado a cada dois anos no Brasil, o evento é realizado totalmente em inglês, desde palestras a seções técnicas de artigos científicos. Mais de 1,5 mil artigos são publicados a cada edição do evento.

Confira o vídeo do braço robótico desenvolvido pelo estudante:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado FIES

Comunicado FIES


06 de março de 2015
Acadêmicos aplicam pesquisa sobre o uso da água

Acadêmicos aplicam pesquisa sobre o uso da água


10 de abril de 2008
UNIFEBE recebe alunos do ensino médio em feira de profissões
UNIFEBE

UNIFEBE recebe alunos do ensino médio em feira de profissões


14 de setembro de 2016
Skip to content