13 de abril de 2011

Acadêmicos do curso de Direito simulam júri popular

Juiz, jurados, promotor, advogados de defesa e oficiais de justiça. Todos reunidos na noite de segunda-feira, 11 de abril, para definir o futuro de um réu acusado de matar o cunhado com cinco facadas durante uma briga de bar. A acusação alega que houve intenção de matar. A defesa rebate e garante que foi legítima defesa. O crime ocorrido em 2002 em Navegantes é real, mas o julgamento no Auditório do Bloco C da Unifebe no início desta semana não passou de uma simulação.

Os acadêmicos da 3ª e 5ª fase do curso de Direito participaram de um Júri Simulado, atividade coordenada pelos professores da disciplina de Direito Processual Penal II, Ana Selma Moreira e Juscelino Carlos Boos, que também é delegado de Polícia Civil. Baseados na Legislação em vigor os estudantes tiveram que julgar o caso.

A acadêmica da 3ª fase, Ana Paula da Silva, 19 anos, foi uma das juradas sorteadas para compor o Conselho de Sentença. Para ela, a simulação auxilia os estudantes. "É interessante, pois aprendemos como nos portar diante do público. Ter uma boa oratória, principalmente em júri popular, é fundamental para os estudantes de Direito", pontua.

A atividade tem a tradição de levar a julgamento temas reais e polêmicos. Para a professora Ana Selma, a simulação coloca em prática os ensinamentos teóricos adquiridos na sala de aula. "Boa parte dos alunos nunca viu um júri, nem simulado", revela. Ela ainda explica que uma turma ficou responsável pela acusação e outra pela defesa. "Por unanimidade o réu foi absolvido", lembra ela, ressaltando que a decisão dos jurados fictícios foi a mesma daqueles que julgaram o processo na vida real.

Interesse dos estudantes
Sobre o percentual de acadêmicos que optam pela área criminal, o professor Juscelino brinca: "todos namoram com o Direito Penal e Processual Penal, mas casam com o Direito Civil". O professor ainda frisa que, embora poucos seguem na área, todos gostam das situações que envolvem a Vara Criminal. "Prova disso são os vários alunos querendo participar do júri simulado", frisa.

Os acadêmicos do curso de Direito lotaram o auditório da Instituição durante a atividade, iniciada por volta das 19 horas. Veja mais fotos do evento na galeria Júri Simulado – Direito.

Texto: Suelen Cerbaro

Jornal do Bem está com inscrições gratuitas para jovens escritores