A Unifebe – Centro Universitário de Brusque promoveu o 1º Encontro de Metodologia Científica, com a participação de professores da disciplina, coordenadores de Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Aplicado e coordenadores de curso. O evento foi promovido pela pró-reitoria de ensino de graduação, sob a coordenação da pró-reitora, profª Heloisa Maria Wichern Zunino.
O 1º Encontro de Metodologia Científica reuniu cerca de 20 participantes e teve a participação das bibliotecárias Ângela Sikorski Santos, Carla Zenita do Nascimento, dos professores de metodologia científica Claudemir Aparecido Lopes, Clara Maria Furtado e dos professores de Educação a Distância, Rogério Santo Pedroso e Rosana Paza.
O objetivo do encontro foi consolidar, junto aos participantes, as diretrizes para o ensino da disciplina de Metodologia Científica nos cursos de graduação da Unifebe, publicadas através da Resolução Consuni nº 06/07, de 21/02/2007 e a Instrução Normativa Proeng nº 01/07, de 27/03/2007, que institui a ABNT como referencial metodológico para os cursos de graduação da Unifebe, a partir de 2007.
Neste período iniciou a normatização do manual de referencial metodológico e paralelamente foram revistas as matrizes curriculares dos cursos de graduação, com o objetivo de adotar uma nomenclatura única para a disciplina de metodologia científica, sua carga horária e ementa, seguindo a proposta do Projeto ACAFE Virtual.
Durante o 1º Encontro de Metodologia Científica também foi discutida a publicação de um manual, elaborado pela equipe de trabalho, que depois de revisado e atualizado dispõe sobre alguns pontos que a ABNT não define, orientando professores e acadêmicos no momento da elaboração dos trabalhos acadêmicos. Os documentos estão disponíveis na Central do Professor e na Central do Aluno, no link Formulários e Documentos.
“Orientamos os coordenadores de curso e os professores da disciplina a disseminarem as informações para os demais professores dos cursos de graduação da Unifebe, com o objetivo de que utilizem esses documentos como referência em suas aulas e na elaboração de qualquer tipo de trabalho acadêmico. É uma forma de unificar e promover a utilização correta da Metodologia Científica”, resume a pró-reitora de ensino, profª Heloisa.