“É um contato com um serviço extremamente importante para a comunidade, que são os bombeiros. Para nós, torna-se importante, para reconhecer o serviço que os profissionais prestam, conhecer, orientar e preparar os nossos futuros profissionais da fisioterapia da melhor forma possível”, destaca.
Visita-técnica
Outra atividade desenvolvida aos acadêmicos da 2.ª fase envolveu uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros de Brusque. No encontro, o grupo pôde conhecer as instalações e equipamentos utilizados pelas equipes atuantes na unidade.
Conforme a coordenadora das atividades de Curricularização da Extensão, professora Tatiana de Assis Girardi, a atividade colabora para a compreensão detalhada dos cenários de atuação no contexto de urgências e emergências. “Conhecer as instalações, os equipamentos e, principalmente, o fluxo de trabalho do Corpo de Bombeiros, permite que o futuro profissional de Fisioterapia compreenda a logística e a dinâmica de um atendimento pré-hospitalar”, descreve. “A visita reforça também a importância dos primeiros socorros, que é a disciplina que eles estão tendo nesse semestre. Ao socorrer uma vítima adequadamente, pode possibilitar a sobrevida até a chegada do serviço especializado”, afirma.