22 de junho de 2012

Deixe na UNIFEBE garrafas pet e caixas de leite e suco

Dê outro destino para suas garrafas pet e caixas tetrapak de leite ou suco. Ao invés de jogá-las no lixo, traga-as para o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e deixe-as no hall do bloco C da instituição, campus Santa Terezinha. O material recolhido será utilizado em um projeto alternativo para a construção de placas de aquecimento solar de água para a Casa Sustentável, doada à UNIFEBE em 2011, pela empresa Irmãos Fischer.

O projeto resultou de uma reunião do Grupo de Trabalhos Ambientais da Secretaria de Educação da Prefeitura de Brusque – GTAM, do qual a UNIFEBE faz parte. “O grupo já desenvolveu esse trabalho em algumas escolas municipais com a participação dos alunos. É uma solução simples, barata e eficiente”, explica a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da UNIFEBE, Graziela Morelli.

Conforme ela, as garrafas entregues devem ser de 2 litros, transparentes e limpas. “Precisamos arrecadar uma grande quantidade de garrafas do mesmo tipo e caixas tetrapak. Por isso é importante que o máximo de pessoas contribua”, destaca ela, ressaltando que os interessados em integrar a execução do projeto podem entrar em contato pelo e-mail sustentabilidade@unifebe.edu.br.

Projeto desenvolvido por um catarinense

O aquecedor solar foi desenvolvido pelo aposentado e morador de Tubarão, José Alcino Alano. A invenção lhe valeu a conquista do Prêmio Super Ecologia 2004, oferecido pela Revista Superinteressante. Além de economizar energia elétrica e beneficiar diretamente o meio ambiente, o projeto tem como objetivo despertar nas pessoas a consciência de que, todas essas embalagens pós-consumo disponibilizadas no meio ambiente, (garrafas PET e embalagens cartonadas longa vida) podem transformar- se em algo útil.

Clique aqui para compreender o processo utilizado.

Texto e foto: Suelen Cerbaro com informações do Manual Água Quente para Todos

Turma de Ciências Contábeis visita sede do CRC-SC em Florianópolis

Turma de Ciências Contábeis visita sede do CRC-SC em Florianópolis

16 de maio de 2014