24 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos dos cursos de gestão apresentam ferramenta tecnológica a cidadãos no Sábado Fácil

Óculos de realidade virtual são utilizados durante as aulas

Neste mês, os cursos de Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial participaram do “Sábado Fácil”, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Brusque. Na oportunidade, os acadêmicos dos Cursos de Gestão da UNIFEBE apresentaram ao público uma ferramenta tecnológica que vem conquistando os profissionais da área, os Óculos de Realidade Virtual, disponível no Laboratório de Metodologia de Incubação de Empresas – ORLA da instituição e utilizado durante as aulas.

Diversas pessoas entre crianças, jovens e adultos, que passaram pela Praça Barão de Schneeburg, local da interação com os estudantes, tiveram a oportunidade de conhecer a tecnologia por meio das informações fornecidas pelos alunos, além de vivenciar a sensação de estar em um ambiente virtual.

O maior objetivo dos óculos é projetar no meio digital elementos do mundo físico, em tempo real. Para isso, utilizam-se técnicas e ferramentas tecnológicas para aumentar a sensação de realidade para o indivíduo. Em suma, a Realidade Virtual consiste em uma simulação do mundo real em uma plataforma informatizada. Eles foram desenvolvidos inicialmente para proporcionar uma experiência imersiva em jogos de videogame, mas com o seu grande desenvolvimento, acabaram surgindo diversas outras aplicações para a tecnologia.

De acordo com o professor Gunther Lother Pertschy, coordenador dos cursos de Administração, Processo Gerenciais e Gestão Comercial, a realidade virtual pode ser aplicada em sala de aula e em diversos setores da indústria, desde o planejamento de fábricas, simulação da produção, auxílio na divulgação de produtos, treinamento de funcionários, validação de protótipos, na área da saúde, nas engenharias, entre outras áreas.

“Foi uma grande oportunidade para os nossos alunos poderem interagir com a comunidade, desenvolver novas competências e repassar um pouco do conhecimento obtido em sala de aula”, afirma o coordenador, que ainda ressalta a interação dos alunos com estudantes do curso de Medicina, também participantes do Sábado Fácil.

O estudante Cléder Jose Vieira, do curso de Processos Gerenciais, afirma que participar do Sábado Fácil foi uma experiência que o fez interagir com acadêmicos de outros cursos e com a comunidade em geral. “Falamos sobre a UNIFEBE para os cidadãos que passaram pela praça e todos ficavam muito entusiasmados ao ter contato com os óculos de realidade virtual”, relata.

Opinião endossada pelo aluno Matheus Almeida, de Administração. “Conseguimos mostrar o trabalho realizado na UNIFEBE e interagimos com diferentes tipos de pessoas. Particularmente, gostei muito de participar e pretendo estar presente na próxima vez”, elogia Matheus.

Em visita técnica, acadêmicos da UNIFEBE conhecem funcionamento de rede de supermercado
Gestão Comercial

28 de novembro de 2023