notícias colégio
Notícias
16 de agosto de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos exploram uso de inteligência artificial para elaboração de estratégias de atuação no varejo

Ferramenta foi utilizada para a análise de segmentos e nichos de mercado de produtos

Os produtos do Laboratório de Varejo Havan, no bloco C do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram analisados por acadêmicos dos cursos de Processos Gerenciais e de Gestão Comercial. A atividade foi desenvolvida com as 4. ª fases e visou analisar segmentos e nichos de mercado. Para a definição de públicos-alvo, as turmas utilizaram ferramentas de inteligência artificial, que gerou sugestões personalizadas para cada item selecionado.

Para o professor Marcos Aurélio Gonçalves, que acompanhou o desenvolvimento da atividade, as práticas são uma forma importante de aproximar os estudantes de práticas atualizadas do mercado de atuação. Ele ressalta o papel das novas ferramentas, porém reforça a necessidade de um preparo especializado dos profissionais para o melhor aproveitamento do potencial de cada tecnologia.

“Esta atividade prática visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades analíticas e tecnológicas essenciais para a gestão comercial moderna. Além disso, os alunos puderam explorar novas ferramentas digitais que estão revolucionando o setor varejista, ampliando suas perspectivas e conhecimento sobre as tendências atuais de mercado”, descreve o professor.

Na avaliação da acadêmica de Processos Gerenciais, Priscila Barbieri, as práticas no laboratório foram uma experiência positiva. Atuante no setor comercial, ela acredita que, exercícios, como o proposto para as turmas colaboram no desenvolvimento de uma noção sobre divulgação, organização da loja, além da venda dos produtos.

“Achei bem interessante e dá para fazer bom proveito do laboratório para as aulas. Utilizar ele como um exemplo foi uma ótima ideia e traz ótimos resultados”, indica “As ferramentas auxiliam na precificação e conhecimento de possíveis problemas de organização e valores”.

Relação crucial
Para o coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy, a aplicação das diferentes ferramentas tecnológicas tem um papel essencial para empresas que buscam manter relevância, competitividade e eficiência. Segundo ele, as tecnologias não só apoiam, mas têm o papel de impulsionar a área comercial, em um ambiente de negócios mais digital e dinâmico.

“A relação entre tecnologia e a área comercial é cada vez mais intrínseca e crucial para o sucesso das organizações. Cada vez mais, a tecnologia vem transformando como as empresas operam, permitindo maior eficiência, personalização e alcance nas atividades comerciais”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken


13 de dezembro de 2010
Acadêmicos de Pedagogia debatem Estatuto da Criança e do Adolescente e sua implicação no cotidiano escolar
Pedagogia

Acadêmicos de Pedagogia debatem Estatuto da Criança e do Adolescente e sua implicação no cotidiano escolar


26 de setembro de 2019
Unifebe aprova projeto em edital do CNPq

Unifebe aprova projeto em edital do CNPq


01 de fevereiro de 2010
Skip to content