notícias colégio
Notícias
26 de novembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos fazem visita técnica em Unidade de Conservação de Brusque

Roteiro foi desenvolvido em instituição voltada para atividades de preservação, educação ambiental e pesquisa científica

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith foi o destino de visita técnica desenvolvida por acadêmicos da 4.ª fase de Pedagogia e 5.ª fase de Tecnologia Educacional da UNIFEBE. Ao longo de dois dias, as turmas puderam conhecer a estrutura na área de Mata Atlântica, sua fauna e flora, além de possibilidades de atividades a serem desenvolvidas com estudantes no espaço.
Criada em outubro de 2001, a RPPN Chácara Edith possui uma área de 415,79 hectares, de um total de 509,32 da propriedade. A estimativa é que a Mata Atlântica cubra 95% do espaço, em diferentes idades de recuperação, sendo a maioria com mais de 80 anos do processo. O espaço é lar de uma diversidade de espécies nativas, como lontra, gato-maracajá, bugio, tamanduá-mirim, tatu-de-rabo-mole, gralha-azul, garça-moura, entre outras.
Ao longo da visita, os acadêmicos foram acompanhados pela professora Tamily Roedel, que salienta as atividades de preservação ambiental, educação ambiental e pesquisa científica desenvolvidos no espaço. Para a professora,
“As saídas a campo são fundamentais para o ensino de Ciências, porque ao realizar esta estratégia de ensino, novas experiências são promovidas, há a afetividade e sensações de coletividade e cooperação entre colegas, além de conhecer uma área de preservação e observar a sua importância para a população da cidade”, descreve a professora.

Preservação
A diversidade presente no bromeliário mantido na propriedade chamou a atenção do acadêmico de Pedagogia, Gabriel Tainan Radavelli. Segundo ele, a dependência do meio ambiente para a garantia da sobrevivência e a necessidade de preservação reforçam a importância de ações que incentivem a conscientização.
“Acredito que a visita foi de extrema importância, pois nos auxilia a fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula, além de ser algo que incentiva a vontade de aprender sobre o meio ambiente e até por ser uma visita dinâmica”.

Já para a acadêmica de Tecnologia Educacional, Marta Cristina Borchartt da Silva, a visita foi a oportunidade de conhecer o espaço acerca do qual ela havia lido em reportagens ou relatos de colegas de trabalho, sobre eventos escolares no local. A acadêmica também ressalta a possibilidade de conhecer sobre a história da família que fundou e administra o espaço, além das características da Chácara Edith.

Impressionada com a quantidade de nascentes que passam pela área, assim como a biodiversidade presente, ela reforça a importância de atividades pensadas para conscientizar e educar sobre a manutenção de espaços semelhantes. “Fazer parte desta visita foi muito gratificante, pelo conhecimento repassado”, indica a acadêmica, que salienta a importância de atividades que abordem o tema durante as práticas de ensino-aprendizagem. “A preservação do meio ambiente é primordial”, classifica.

Tema essencial
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, atividades que estimulam a conscientização sobre a preservação ambiental, como visitas em espaços sustentáveis, são essenciais na formação dos futuros pedagogos e ajudam a integrar teoria e prática. Outro benefício destacado por ela é quanto ao despertar de uma visão crítica e sensível sobre a importância do meio ambiente na educação.
Na avaliação da coordenadora, a Chácara Edith não só apresenta um excelente estado de preservação de floresta e biodiversidade rica, mas representa um espaço de formação ambiental para os futuros professores. “Essa temática vem ganhando centralidade na formação inicial do Curso de Pedagogia da UNIFEBE, pois contribui com a construção de um agir sustentável, imprescindível para as futuras gerações”, descreve.
Para o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio, a atividade possibilitou aos acadêmicos vivenciar o tema da Educação Ambiental, na prática. Ele projeta que a experiência possa auxiliar os participantes a potencializar o uso das tecnologias, criando e desenvolvendo atividades educacionais em sintonia com o tema, considerado tão importante na atualidade.
“Esta visita à Chácara Edith traz uma contribuição muito significativa para a formação dos nossos acadêmicos, futuros docentes na área das Tecnologias Educacionais, pela riqueza dos aprendizados e da significativa experiência que eles vivenciaram. A formação proporcionada pelo Curso tem como um dos seus fundamentos ações nas quais as teorias dialoguem com as práticas docentes, tornando o processo de aprendizagem significativo”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe na Comunidade é amanhã

Unifebe na Comunidade é amanhã


04 de maio de 2007
Divulgados locais de prova do Enade

Divulgados locais de prova do Enade


10 de novembro de 2010
Design de Moda da UNIFEBE está entre os melhores do Estado
UNIFEBE

Design de Moda da UNIFEBE está entre os melhores do Estado


13 de março de 2013
Skip to content