11 de outubro de 2017

Acadêmicos participam de Fórum Integrado de Pesquisa e Extensão

No mês de setembro, a UNIFEBE participou do VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – FIEPE, realizado em Blumenau, na Furb, nos dias 18 e 19 de setembro.

O objetivo do evento é incentivar a integração entre o ensino, pesquisa e extensão, socializar a produção científica da pesquisa e da extensão nas Instituições de Ensino participantes, socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos, entre outros.

Segundo a pró-reitora de Pós-graduação, o fórum é importante pois permite a troca de conhecimento entre as universidades.

— Além de conhecer o que as outras instituições estão fazendo, apresentamos diversos trabalhos de nossos alunos, realizados a partir da temática do evento — explica.

A UNIFEBE foi representada por 12 grupos de acadêmicos e professores, que compartilharam seus trabalhos sobre inovação, ensino, extensão e pesquisa, em apresentações orais e visuais.

Para a acadêmica da 10ª fase de Psicologia, Bruna Adames, ter participado do FIEPE foi importante para sua experiência acadêmica.

— Foi possível compartilhar conhecimento, bem como visualizar o processo inter-relacional entre as múltiplas áreas do saber. Oportunidades como esta possibilitam a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos. Agradeço a UNIFEBE pela participação — afirma.

Confira os trabalhos apresentados:

• “Uma plataforma para correção automática de redações com base nos critérios do Enem”. Autores: Aluízio Haendchen Filho; Jonathan Nau; Guilherme Passero; Vinicius Antônio Cavaco e Eliane Kormann Tomazoni.
  • “Um aplicativo para auxiliar a formulação e correção automática de questões discursivas”. Autores: Aluízio Haendchen Filho; Guilherme Passero; Jonathan Nau; Vinicius Antônio Cavaco e Marcilene Pöpper Gomes
  • “Redes colaborativas como provedoras de serviços nos aplicativos: Alerta Brusque, Alerta Vermelho e Eco Crimes Ambientais”. Autores: Anderson Jeske e Pedro Sinei Zanchett.
  • “Museificação digital do patrimônio arquitetônico de Brusque”. Autores: Ariele Mahara Marchi Freitas; Paloma Doabroski Lana e Francisco Alberto Skorupa.
  • “Aspectos epidemiológicos e psicodinâmicos relativos ao abuso de drogas e à violência conjugal”. Autores: Bruna Adames e Aline Pozzolo Batista.
  • “Reflexões acerca da aplicabilidade do ensino da Psicanálise nas práticas de clínicas-escola e serviços de Psicologia”. Autores: Bruna Adames e Gustavo Angeli.
  • “Perfil sociodemográfico e clinico das vítimas de suicídio”. Autores: Fernanda Analu Marcola; Polluana Maria Da Silva; Marcos Aurélio Cigognini e Janilson Lotério
  • “Sistema de captura de eventos de segurança dos veículos de comunicação de notícias, armazenando e permitindo a análise geoespacial”. Autores: Gabriel Civinski e Cláudio Ratke.
  • “Ferramental computacional de auxílio a gestão da alimentação escolar”. Autores: Jhony Silva De Souza e Tatiana Pereira Filgueiras.
  • “Uma ferramenta para correção automática de textos descritivos formais”. Autores: Jonathan Nau; Aluizio Haendchen Filho; Vinicius Antônio Cavaco e Rosana Paza.
  • “Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar”. Autores: Maiara Negri Hentz e Denis William Gripa.
  • “Atuação do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família na região de saúde médio vale do Itajaí”. Autores: Suelen Frainer; Maisa Hodecker e Roberta Borghetti Alvez.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE