29 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE recebe submissões até dia 10

Evento é aberto para trabalhos de escolas públicas e privadas de Brusque e região

A submissão de trabalhos para o Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE tem seu prazo encerrado no próximo dia 10 de setembro. Trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE e demais escolas públicas ou privadas de Brusque podem ser submetidas pela página do evento, no site da instituição.

Serão aceitos trabalhos em diferentes modalidades. No Artigo Completo, os autores, devem elaborar e submeter sua produção segundo o manual metodológico da UNIFEBE. Já a modalidade Pôster demanda que os autores elaborem a peça, preferencialmente em papel, com de 80 cm por 120 cm, que será usado na apresentação e submetem para avaliação um resumo do tema proposto.

Ainda é possível inscrever trabalhos na Feira de Trabalhos STEAM. Nela, a submissão de um resumo expandido. Os tempos de apresentação para os trabalhos varia de cinco minutos, para os trabalhos inscritos como pôster e 15 minutos, no caso de Feira STEAM e artigo completo. Todas as apresentações são presenciais.

Os trabalhos serão avaliados por dois professores da Graduação da UNIFEBE, com pontuação de 1 a 10. A iniciativa, como relata o supervisor de Pesquisa, professor Daniel Goulart, é uma forma de viabilizar o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante os cursos e ano letivo. Ele destaca a criatividade e qualidade dos trabalhos que costumam ser inscritos em atividades semelhantes.

“Com o apoio de professores, que tenham o desenvolvimento científico como meta, produzem trabalhados muito bons. Então, esse evento é uma oportunidade de compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, descreve.

Valorização da iniciação científica

Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o fato de os trabalhos passarem por uma avalição de professores da graduação da UNIFEBE também é um fator de valorização do Encontro. “Saber produzir conhecimento científico é essencial para o dia a dia”, afirma.

Segundo o diretor, a iniciação científica é um dos focos do Colégio UNIFEBE, não somente na sua produção, mas na promoção de eventos que mantenham esse foco. “É importante que os alunos, já na formação básica, comecem a criar essa compreensão de como realizar uma pesquisa, o passo a passo, tanto de planejamento, definição de objetivos, elaboração da metodologia, revisão bibliográfica, tudo o que envolve a pesquisa, podemos trabalhar desde a educação básica. Por mais que alguns não vão continuar na carreira científica, qualquer cargo ou função que eles desempenhem no futuro podem aproveitar dessas competências de pesquisador”, descreve.

Curso de Design de Moda da Unifebe promove Fashion Quiz – 07/04/2008

07 de abril de 2008