02 de abril de 2012

Acadêmicos visitam Museu Casa dos Açores

Acadêmicos visitam Museu Casa dos AçoresOs acadêmicos da 2ª fase do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE visitaram o museu Casa dos Açores, em Biguaçu (SC), no sábado, 31 de março. A atividade foi acompanhada pela professora da disciplina Antropologia Jurídica, Marluse Castro Maciel, e compreendeu a visita ao Museu Etnográfico Casa dos Açores e à Casa de Artesanato da aldeia indígena M’Biguaçu.

De acordo com a professora, foi possível conhecer a cultura dos colonizadores açorianos que no século XVIII vieram para o litoral de Santa Catarina a pedido do rei de Portugal. “Conhecemos a arquitetura açoriana típica, a casa que pertenceu primeiramente ao colonizador João Ramalho e que hoje abriga peças como móveis dos quartos, chamados alcova, maquete de um engenho de açúcar, carro de boi, instrumentos utilizados para caça de baleia, fotos da farra do boi e artesanato indígena”, relatou.

Conforme Marluse, a visita técnica possibilitou aos alunos entenderem a origem da miscigenação brasileira. “Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena da linhagem Guarani em conversas informais com as índias artesãs. A maioria dos acadêmicos adquiriu peças do artesanato indígena, levando para casa boas lembranças culturais”, ressaltou.

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Curso de Direito

Histórias de persistência encerram Seminário Brusquense de Empreendedorismo