25 de agosto de 2015

Acessibilidade e Inclusão ganha semana de debate na UNIFEBE

Semana de Acessibilidade e Inclusão

Com o tema cada vez mais em alta, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove até o dia 28 de agosto a 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão. A abertura do evento foi realizada na noite de segunda-feira (24), com a presença de estudantes, comunidade, representantes de entidades e autoridades, como: a pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Heloísa Maria Wichern Zunino, o prefeito de Brusque Roberto Pedro Prudêncio Neto, o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, o deputado estadual Serafim Venzon, o presidente da Federação Catarinense das APAES, Júlio Cesar Aguiar e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Pedro Flor.

A presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE Alessandra Maria Maestri Staack falou sobre a importância do assunto e agradeceu a todos pelo empenho em realizar a primeira semana para falar sobre o tema.

“Este é um assunto muito importante para ser debatido. Só conseguiremos diminuir as barreiras falando sobre isso. Preparamos uma semana bastante diversificada para permitir a participação da comunidade e abranger a maior quantidade de temas”, diz.

Segundo a pró-reitora Heloísa, como universidade comunitária, a UNIFEBE tem em sua missão o dever de fomentar o tema.

“Falar sobre acessibilidade não é apenas discutir infraestrutura, mas sim tudo o que envolve essa temática, os aspectos de direito e as atitudes que englobam essa questão de inclusão social”, afirma.

O prefeito Prudêncio parabenizou a instituição pela iniciativa. “Brusque tem compromisso com a qualidade de vida. Debater a questão é ótima para o desenvolvimento e acessibilidade de nosso município. Trazer a discussão para o ambiente universitário, onde são formados nossos futuros líderes, é essencial”, discursou.

O presidente das APAES reforçou que só faremos inclusão quando deixarmos de lado qualquer tipo de preconceito. “As atitudes só serão totais quando estivermos abertos. Vocês podem mudar esse mundo, fazendo com que as leis sejam cumpridas, e com as ações do dia a dia”, diz.

Programação

A primeira noite de atividades contou com a palestra “Os direitos trabalhistas e previdenciários das pessoas deficientes”, ministrada pela auditora fiscal do trabalho e chefe do SEGUR/SRTE/SC, Luciana Xavier Sans de Carvalho. A palestrante esclareceu as principais questões referentes ao assunto.

Durante o intervalo, o grupo de dança da APAE de Brusque se apresentou e recebeu os aplausos dos acadêmicos e professores no Átrio do Bloco A, campus Santa Terezinha. Na mesma noite, foi instaurada a comissão responsável por elaborar a Carta Aberta da Semana de Acessibilidade.

25/08 – Terça-feira
Debate: Acessibilidade e inclusão: sinônimo de autonomia.
Debatedores: Ivanor de Mendonça (Secretário de Educação de Brusque); Marcelo Werner (Vice-presidente do CONEDE/SC); Mário Cezar da Silveira (Arquiteto); Ricardo Vianna Hoffmann (Advogado); Sandra Helena de Almeida (Diretora da APAE – Brusque e Assistente Social) e Sidnei Pavesi (Diretor da Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Brusque).

26/08 – Quarta-feira
Exposição de trabalhos de entidades que atendem pessoas deficientes, com mobilidade reduzida e necessidades especiais.

Palestra: Transtornos da Aprendizagem.
Palestrante: Lucimara Zaluski Galinski Pavesi – Psicóloga.

27/08 – Quinta-feira
Palestra: Prevenção de Deficiências.
Palestrante: Graciela Darós Piffer – Pedagoga e Licenciada em Educação Física.
Local: Auditório – Bloco C

– Discussão e aprovação do texto final da “Carta Aberta” da Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE.

28/08 – Sexta-feira
Atividade prática com o time de Basquete da APVAEB – Associação de Pais e Voluntários dos Atletas Especiais de Brusque, conduzida pelos acadêmicos da 4ª fase do curso de Educação Física
Local: Centro Esportivo do SESI – Rod. Antônio Heil, 23

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues