Com o objetivo de realizar publicações em periódicos científicos internacionais, Gabriel da Silva Lopes, de 22 anos, foi o primeiro acadêmico do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) a escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em inglês.
Com o título “Life optimization of a cold forging die by finite element analysis”, traduzido para o português “Otimização da vida de uma matriz de forjamento a frio via análise de elementos finitos”, o jovem abordou a otimização da vida de uma ferramenta de forjamento a frio. O trabalho foi elaborado em parceria com a empresa Açopeças, de Guabiruba.
A ideia de escrever o TCC em inglês partiu do acadêmico, que foi incentivado pelo orientador, professor Misael Dalbosco e pelo coordenador do curso, professor Denis Boing. Lopes conta que a principal dificuldade foi na tradução de alguns termos técnicos específicos.
— O domínio que eu tinha anterior a este trabalho era sobre o inglês para conversação do dia a dia e não o técnico, porém, para a realização do TCC foram estudados como referência diversos artigos científicos escritos na língua inglesa, que me auxiliaram a vencer está dificuldade — relata.
O estudante ressalta que foi um desafio muito prazeroso e engrandecedor para a sua formação, e que abrirá portas para o mercado de trabalho, além de ser o pontapé na linha de pesquisa para a pós-graduação stricto sensu.
Para Boing, o domínio de um segundo idioma é fundamental na carreira de Engenharia, e escrever um TCC em inglês contribuirá para alavancar a carreira, bem como colaborará para uma publicação de maior impacto.
— O trabalho do Gabriel serve como exemplo para outros acadêmicos, no sentido que é algo que não é distante — enfatiza.
A pesquisa
O intuito do TCC foi encontrar um método para aumentar a vida de uma matriz de forjamento a frio, utilizando um software de elementos finitos para analisar a situação atual, identificando a causa da quebra prematura da matriz. Após isto foi proposta uma solução, que foi testada e obteve sucesso no objetivo da pesquisa.
Dalbosco enfatiza que o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE nasceu fortemente ligado ao arranjo produtivo local, e o TCC de Lopes é mais uma prova disso.
— Esperamos que, com trabalhos como esse, nosso curso possa atuar como um vetor de aumento de produtividade nas empresas da região, com benefícios a toda a sociedade — destaca.
Boing também evidencia que o trabalho focou em um problema de Engenharia de uma indústria local, e essas situações agregam valor para o acadêmico, para a Instituição e para a região.
— Os resultados que estamos colhendo demonstram a qualidade do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE — finaliza.