20 de fevereiro de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Aluno de Engenharia Mecânica escreve TCC em inglês

Trabalho de Gabriel da Silva Lopes é inédito. Ele é o primeiro acadêmico do curso a produzir um trabalho neste formato

Com o objetivo de realizar publicações em periódicos científicos internacionais, Gabriel da Silva Lopes, de 22 anos, foi o primeiro acadêmico do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) a escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em inglês.

Com o título “Life optimization of a cold forging die by finite element analysis”, traduzido para o português “Otimização da vida de uma matriz de forjamento a frio via análise de elementos finitos”, o jovem abordou a otimização da vida de uma ferramenta de forjamento a frio. O trabalho foi elaborado em parceria com a empresa Açopeças, de Guabiruba.

A ideia de escrever o TCC em inglês partiu do acadêmico, que foi incentivado pelo orientador, professor Misael Dalbosco e pelo coordenador do curso, professor Denis Boing. Lopes conta que a principal dificuldade foi na tradução de alguns termos técnicos específicos.

— O domínio que eu tinha anterior a este trabalho era sobre o inglês para conversação do dia a dia e não o técnico, porém, para a realização do TCC foram estudados como referência diversos artigos científicos escritos na língua inglesa, que me auxiliaram a vencer está dificuldade — relata.

O estudante ressalta que foi um desafio muito prazeroso e engrandecedor para a sua formação, e que abrirá portas para o mercado de trabalho, além de ser o pontapé na linha de pesquisa para a pós-graduação stricto sensu.

Para Boing, o domínio de um segundo idioma é fundamental na carreira de Engenharia, e escrever um TCC em inglês contribuirá para alavancar a carreira, bem como colaborará para uma publicação de maior impacto.

— O trabalho do Gabriel serve como exemplo para outros acadêmicos, no sentido que é algo que não é distante — enfatiza.

A pesquisa

O intuito do TCC foi encontrar um método para aumentar a vida de uma matriz de forjamento a frio, utilizando um software de elementos finitos para analisar a situação atual, identificando a causa da quebra prematura da matriz. Após isto foi proposta uma solução, que foi testada e obteve sucesso no objetivo da pesquisa.

Dalbosco enfatiza que o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE nasceu fortemente ligado ao arranjo produtivo local, e o TCC de Lopes é mais uma prova disso.

— Esperamos que, com trabalhos como esse, nosso curso possa atuar como um vetor de aumento de produtividade nas empresas da região, com benefícios a toda a sociedade — destaca.

Boing também evidencia que o trabalho focou em um problema de Engenharia de uma indústria local, e essas situações agregam valor para o acadêmico, para a Instituição e para a região.

— Os resultados que estamos colhendo demonstram a qualidade do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE — finaliza.

Mostra de Talentos UNIFEBE encanta público com apresentações musicais

25 de abril de 2013
UNIFEBE participa da 30ª edição da Feira de Oportunidades Viacredi
Universidade Comunitária

UNIFEBE participa da 30ª edição da Feira de Oportunidades Viacredi

08 de julho de 2019
Lista dos candidatos classificados no processo de seleção de professores substitutos.

07 de fevereiro de 2006