notícias colégio
Notícias
02 de maio de 2011

Campanha de Sustentabilidade reúne estudantes na Unifebe

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe reuniu estudantes da rede pública de ensino durante a realização de duas oficinas de reciclagem na sexta-feira, 29 de abril. Uma delas foi ministrada pelos artesãos da Fundação Cultural. Eles explicaram aos alunos do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Terezinha o trabalho de "Patchwork" e aquele feito com material reciclável, responsável pela decoração da cidade em datas comemorativas, como Páscoa e Natal. Um dos objetos reutilizados é a garrafa pet. Em 2010, 200 mil garrafas foram "promovidas" de lixo a enfeite, segundo os artesãos. A projeção para 2011 é que este número chegue a 800 mil.

A segunda atividade foi ministrada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unifebe aos estudantes da 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Professora Augusta Knorring, bairro Cerâmica Reis. Eles foram incentivados a exercer a criatividade e aprender a transformar restos de madeira em peças de enfeite. "É a primeira vez que faço uma oficina assim. Achei bem legal e gostaria de fazer novamente", disse a estudante da 8ª série, Jennifer Gama Dias, 14 anos, que criou uma flor e uma casa abstrata de madeira.

A atividade realizada na Instituição, campus Santa Terezinha, integra a Campanha de Sustentabilidade, iniciada em março, no Dia Mundial da Água. Com o slogan o "Conhecimento me transforma e eu transformo o mundo", a campanha conta com ações durante o primeiro semestre deste ano. Em maio a atenção se volta para a alimentação saudável e a redução de desperdícios. Em junho o enfoque são as drogas e em julho a ênfase será a plantação de árvores pelos calouros.

Consciência ambiental
"Acho linda a decoração da cidade e é bem interessante que os enfeites sejam de material reciclável. Todos nós temos que ter consciência de ajudar o meio ambiente", disse a estudante da Escola Santa Terezinha, Verônica Senem, 16 anos, sobre a apresentação feita pelos artesãos Vera Lucia Galitzki, Lordete Comandolli Floriani, Cristiany Chiuffa e Ademir Gomes de Souza.

Conforme Ademir, esta foi a primeira vez que os artesãos mostraram seus trabalhos para uma turma de alunos. "É importante que eles despertem para a consciência ambiental", frisou ele, que se formou em História na Unifebe. E o assunto despertou mesmo o interesse. A estudante Jéssica Alves da Silva, 18 anos, anotou o telefone da Fundação Cultural, pois deseja saber mais sobre o trabalho.

Já a professora de Arte da Escola Santa Terezinha, que acompanhou a turma, Scheila Fantini Krieger, frisou que a atividade com os artesãos vai culminar em um novo projeto na escola, envolvendo todo o Ensino Médio. "Primeiramente vamos reunir o material reciclável. Depois, os artesãos se disponibilizaram a ir até a escola ministrar uma oficina para as turmas que não puderam estar aqui hoje (sexta-feira)", enfatizou.

Mais imagens você confere na galeria de fotos do site.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Mudança na Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unifebe – 2010

Mudança na Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unifebe – 2010


22 de janeiro de 2010
Inscrições para a Bolsa de Estudos do Artigo 170 – Edital nº 02/2009 – 1º Semestre Letivo de 2009

Inscrições para a Bolsa de Estudos do Artigo 170 – Edital nº 02/2009 – 1º Semestre Letivo de 2009


06 de fevereiro de 2009
Ampliação do Bloco F deve ser concluída ainda em 2023
UNIFEBE

Ampliação do Bloco F deve ser concluída ainda em 2023


05 de junho de 2023
Skip to content