20 de agosto de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Alunos Anjos auxiliam calouros a se adaptarem à rotina acadêmica

Veteranos foram selecionados pelos coordenadores para fazer a integração dos novos estudantes com a turma.

O início da vida acadêmica é repleto de desafios e muitas mudanças, principalmente, em um ano letivo atípico como o de 2020. Foi pensando nisso que o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveu, neste segundo semestre, uma forma de os próprios colegas de turma auxiliarem os calouros a se adaptarem à rotina universitária. Os Alunos Anjos são veteranos, indicados pelos coordenadores de curso, para ajudar os estudantes que iniciaram o semestre na modalidade take-home.

Maria Lúcia Maffei Moisés é acadêmica da segunda fase de Psicologia e foi escolhida para ser anja da colega de classe Amanda Montibeller. Maria se tornou o contato mais próximo da Amanda, que por enquanto, só conhece a turma de modo virtual. Para Amanda, contar com Maria tem facilitado a transição do ensino médio para a universidade.

“Como entrei direto no segundo semestre, no formato não presencial, senti bastante dificuldade nos primeiros dias, de como funcionavam as aulas, os trabalhos e tudo o que era relacionado ao ambiente virtual. Graças à minha anja, consegui esclarecer muitas dúvidas. Tenho certeza de que sem ela, teria sido muito mais difícil”, enfatiza Amanda.

Maria Lúcia e Amanda se falam praticamente todos os dias e até trabalho já fizeram juntas. “Além de ajudar a Amanda, sendo Aluno Anjo a gente tem possibilidade de se engajar com a turma, e fazer novas amizades. Acredito que se deu tão certo no formato take-home, tem tudo para ser ainda melhor quando as aulas voltarem presencialmente, pois teremos uma interação muito maior com os novos alunos”, salienta Maria Lúcia.

A expectativa da instituição não é diferente à de Maria Lúcia. De acordo com a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a ideia tem trazido bons resultados. “Os nossos estudantes têm uma característica acolhedora e com os Alunos Anjos percebemos isso. Mesmo de longe, eles conseguiram fazer os colegas se sentirem parte das turmas, e isso é prova de que, além de ótimos profissionais, estamos formando seres humanos mais preocupados com o próximo”, destaca Rosemari.

Os Alunos Anjos selecionados pelos coordenadores são do mesmo curso dos novos estudantes. A instituição já estuda a possibilidade de continuar com a iniciativa nos próximos semestres.

Reitora participa de homenagem a José do Patrocínio Gallotti

14 de abril de 2008