notícias colégio
Notícias
06 de fevereiro de 2013

Docência: desafios e competências

A palestra de abertura do Curso de Formação Continuada Semestral para Docentes e técnico-administrativos 2013/1 do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve como tema “Docência: Desafios e Competências”, com o professor Josemar Sidinei Soares.

De forma bastante descontraída e com o domínio do assunto, o palestrante abordou a realidade encontrada nas salas de aula das universidades. “Os alunos da primeira fase vêm com muitas expectativas para o primeiro ano na universidade. E cabe ao professor ter um conceito antropológico para conhecer o universo de vida desses acadêmicos”, explicou.

O professor ressaltou que é de competência do docente conhecer o perfil dos jovens com idade entre 17 e 18 anos, pois os mesmos ainda são frágeis emocionalmente, precisam se afirmar no mundo e são constantemente estimulados a serem ambiciosos. “Eles chegam sem senso de realidade e cabe ao professor entendê-los e se tornar um adulto de referência dentro da sala de aula”, acredita.

“Educação é o processo pelo qual o professor ensina e auxilia o aluno a encontrar sua bússola. É criar um entendimento que leve o indivíduo a ter um estilo de vida com qualidade. Ser humanista é desenvolver a excelência na pessoa”, acrescentou o palestrante que defende que as relações dentro de sala de aula devem ser mais humanistas.

Ele ainda afirmou que o docente deve incentivar a leitura para os acadêmicos e também orientá-los a criar objetivos de carreira e fazer a gestão de sua vida profissional. O palestrante encerrou sua apresentação ressaltando que “o grande desafio do professor é ser time, pois sozinho não dá para seguir o caminho dentro da universidade”.

Formação Continuada

A fala do palestrante Josemar veio de encontro ao pronunciamento de abertura do reitor Günther Lother Pertschy. Ele afirmou que espera que neste ano, quando a UNIFEBE completa 40 anos, os projetos pessoais dos colaboradores estejam de acordo com os objetivos da instituição.

Günther disse ainda, que o curso de Formação Continuada é a oportunidade de todos refletirem, debaterem e construírem metas direcionadas para a qualidade na docência. “Vamos investir naquilo que é mais importante para a instituição: nos funcionários, nos professores e nos acadêmicos. Temos um ano de muito trabalho e contamos com o comprometimento de todos”, enfatizou.

Para a professora Arina Blum, a formação continuada possibilita que os docentes discutam as questões de sala de aula, sendo que durante o semestre isso se torna quase impossível devido às atividades programadas. O professor Sidnei Gripa concorda: “com esse curso podemos atualizar o conhecimento, melhorar e aprimorar a didática em sala de aula e melhorar a relação acadêmico professor”, disse.

Para a professora Eliani A. Busnardo Buemo a Formação Continuada também é importante. “A UNIFEBE busca constantemente proporcionar o ensino de qualidade e a formação vem de encontro a essa ideia. Esse momento também é importante para os professores confraternizarem e começarem bem o ano”, comentou a professora.

Lançamento do livro

No início do evento, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UNIFEBE, Claudemir Aparecido Lopes, fez o lançamento do livro “Reflexões Filosóficas: ensaios sobre a contemporaneidade”, pela Editora CRV. Ele participou como organizador e teve o apoio dos professores da Instituição João Derli de Souza Santos e José Francisco dos Santos.

O livro tem o mérito de trazer para o meio acadêmico nacional e latino americano alguns reflexos dos saberes elaborados em filosofia e educação, em duas universidades tidas como periféricas no cenário nacional, mas que despontam como geradoras de conhecimentos pautados na dimensão freiriana de que conhecimentos motivadores de libertação e autonomia são gerados em meios de carência e desumanização.

“Os conhecimentos em ciências humanas transcendem as certezas e as verdades e, nesse sentido, esta obra reúne uma diversidade de temas gerados no cotidiano das relações inerentes ao meio universitário, considerando sua incompletude e a natural mutabilidade de posições e opiniões. Assim ela tem um conjunto de argumentos e não de postulados considerados corretos ou definitivos”, afirmou o professor Claudemir.

A programação continua até o dia 08. Confira:
Oficina: Organização de Plano de Ensino
Palestrante: Profª. Dra. Claudia Kuinta Dias Hohmann
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Coordenadores de cursos e docentes
Local: Laboratório de Informática II
Data: 6 e 7 de fevereiro

Oficina: Enade
Palestrante: Profª. Me. Marcia Maria Junkes
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Coordenadores de cursos e docentes
Local: Sala 05 do Bloco C
Data: 6 e 7 de fevereiro

Formação Continuada para Ingressantes
Horário: 17h às 18h30min
Público Alvo: Professores Ingressantes
Local: Sala 03 do Bloco C
Data: 6 e 7de fevereiro
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Semana de Design Gráfico conta com oficinas, bate-papo e exposição
Semana Acadêmica

Semana de Design Gráfico conta com oficinas, bate-papo e exposição


07 de maio de 2018
Palestrante dá dicas de como manter a saúde no mundo contemporâneo

Palestrante dá dicas de como manter a saúde no mundo contemporâneo


03 de setembro de 2015
Curso de Tecnologia em Produção Têxtil renova reconhecimento

Curso de Tecnologia em Produção Têxtil renova reconhecimento


29 de julho de 2008
Skip to content