29 de junho de 2010

Alunos de Administração desenvolvem ação social

Os acadêmicos da 7ª fase de Administração da Unifebe – Centro Universitário de Brusque desenvolveram uma ação social de suporte à Comunidade Terapêutica Monte das Oliveiras, em Gaspar. A atividade teve como objetivo suprir as necessidades emergenciais da entidade, utilizando um método que articulou Ensino, Iniciação Científica e Extensão. A prática foi realizada na disciplina de Processo de Negociação, ministrada pelo professor Marcelo Recktenvald.

A Comunidade Terapêutica Monte das Oliveiras é um centro de recuperação, uma organização especializada no tratamento de dependentes químicos. A entidade está localizada no município de Gaspar, atua como regime de internação com um programa diário variado, incluindo terapia em grupo ou individual, palestras, aconselhamento, entre outros.

De acordo com o professor Recktenvald, no âmbito do Ensino, foram utilizadas técnicas de negociação para realização das tarefas, proporcionando aprendizado prático aos acadêmicos da disciplina. Já a Iniciação Científica caracterizou-se pela visitação à entidade, análises observacionais, documentais e entrevistas, para diagnosticar as principais necessidades da Comunidade Terapêutica. Além disso, os alunos praticaram ações de Extensão ao identificar diferentes formas de apoio econômico. Eles buscaram apoio junto às empresas privadas da região e a pessoas físicas. Os recursos serão investidos integralmente na entidade.

O coordenador do curso de Administração, Günther Pertschy, salienta que a turma escolheu o centro de recuperação para o desenvolvimento da ação social devido à dificuldade que a entidade tem em conseguir apoio. Ele comenta que muitas pessoas têm resistência e contribuir por não verem os dependentes químicos como doentes que precisam de ajuda e reabilitação. Segundo o professor, através desta atividade, os alunos cumpriram com a missão institucional da Unifebe, que é comprometida com o desenvolvimento que promove a qualidade de vida na sociedade.

Entrega dos recursos arrecadados

No dia 23 de junho, alunos e professores participaram da cerimônia de encerramento da ação social, na Comunidade Terapêutica Monte das Oliveiras. O grupo arrecadou um montante de R$6.780,00, que foi entregue pelo professor Recktenvald à presidente da Comunidade, Márcia Regina Foppa, na presença dos acadêmicos e internos da casa. Os recursos serão aplicados no término da construção da obra do alojamento que abrigará mais doze internos.

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Blog Comunidade Terapêutica

Professor da Unifebe tem artigo publicado em Revista Científica