26 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE avança com o ensino e pesquisa por meio de laboratório para otimizar sistemas produtivos nas organizações

O projeto foi aprovado no edital de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Com o objetivo de contribuir com a aprendizagem acadêmica, desenvolver pesquisa e servir à comunidade, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realiza um projeto voltado à “Aplicação de Métodos de Simulação em Sistemas de Manufatura Inovadora em Micro e Pequenas Empresas”.

Coordenado pela professora Simone Sartori e auxiliado também pelos docentes Sidnei Gripa e Marcelo Merízio, será criado um laboratório para otimizar os sistemas produtivos das organizações por meio da simulação computacional e física visando a melhoria do desempenho operacional das empresas de Brusque e região.

A atividade será realizada pelos acadêmicos de Administração, Engenharia de Produção, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, entre outros cursos, com a supervisão dos professores.

Conforme Gripa, o trabalho contempla uma parte de simulação, de sistemas produtivos, que envolve softwares de última geração e em 3D e que permite modular ambientes e realizar simulações em tempo real. É possível definir, por exemplo, layout da empresa, aumento da produtividade, flexibilidade da produção e transporte, quantas pessoas trabalharão nas estações e realizar movimentação de materiais.

Além disso, é possível identificar situações problemas e técnicas aprimoradas de simulação de acordo com o perfil organizacional e gerar conhecimento científico e técnico por meio de publicações e workshop.

— O laboratório será dinâmico, onde os alunos poderão vivenciar na prática o que acontece nas empresas. Montaremos uma montadora de automóveis, elaboraremos o layout e ali realizaremos simulações de ambientes produtivos, definição de fluxo, as rotas de abastecimento, podendo visualizar o sistema de produção como um todo. Poderá ser simulado todos os ganhos, tanto a parte computacional como de estruturas físicas — explica Gripa.

Envolvimento social

A coordenadora do projeto destaca que o objetivo da UNIFEBE é envolver os estudantes e a comunidade.

— As empresas da região estão convidadas para conhecer o espaço que está sendo criado e trazer suas demandas à Instituição, para que possamos gerar diferentes simulações e analisar qual se encaixará melhor na empresa — salienta.

Simone também ressalta que a pesquisa visa a integração entre universidade, organizações industriais e a sociedade.

— Queremos incrementar o potencial de inovação e gestão de processos. A UNIFEBE não possui um dono, ela é da comunidade, e o intuito deste projeto é contribuir com o aprendizado dos alunos e oportunizar que as empresas desenvolvam seus projetos, melhorem seus sistemas produtivos e permaneçam competitivas no mercado — observa.

Unifebe reúne empresários para lançamento de novos cursos

25 de outubro de 2007
Projeto UNIFEBE no Lazer encerra 2022 com 35 eventos realizados