notícias colégio
Notícias
11 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de Engenharia Mecânica são desafiados a construir mini veículo para executar provas do Baja

Hands-on foi lançado na segunda-feira, 10 de setembro; estudantes têm duas semanas para realizar atividade

A cada semestre um novo desafio no Hands-On — um dos projetos consolidados na UNIFEBE, que simula a realidade do engenheiro mecânico no mercado de trabalho com problemas técnicos, sociais, emocionais e ainda engloba competências necessárias para os profissionais do século XXI. Na atividade, os acadêmicos precisam dar o seu melhor para criar, planejar e inovar no desenvolvimento de projetos voltados à Engenharia Mecânica.

Nesta edição, os alunos são desafiados a projetar e construir um mini veículo para executar a simulação de duas provas da competição Baja SAE – provas de velocidade e tração. Assim, os estudantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento automotivo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O lançamento do desafio foi realizado na noite de segunda-feira, 10 de setembro.

Para a realização do projeto, alguns requisitos são obrigatórios: o mesmo veículo deverá cumprir as duas provas (sem modificações); deverá ser projetado o sistema de transmissão (velocidade-força); um “trocador de marcha” precisará ser projetado e utilizado, além de chassi, carroceria e rodas serem fabricados nas impressoras 3D.

Os acadêmicos terão duas semanas para cumprir o desafio. Na sexta-feira, 21 de setembro, serão realizadas as apresentações técnicas, já as provas de velocidade e tração serão feitas no sábado, 22. Durante este período, o ambiente do curso será totalmente diferenciado, no qual o aluno desenvolverá na prática os conhecimentos teóricos, exercendo a criatividade, trabalho em equipe, senso de urgência e planejamento.

Novidades

Algumas novidades foram incrementadas no Hands-on neste semestre, conforme explica o coordenador de Engenharia Mecânica, Denis Boing. Destaca-se a participação do curso de Publicidade e Propagando, que desenvolverá uma web série com quatro episódios do desafio, como também a participação do curso de Psicologia, que fará a avaliação do desempenho dos acadêmicos no que diz respeito às competências transversais, como trabalho em equipe, capacidade de solução de problemas, liderança e responsabilidade, essenciais, inclusive, para os profissionais do século XXI.

— O projeto objetiva proporcionar de forma interdisciplinar a vivência de atividades práticas e o cotidiano no desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica. Como resultado final, queremos que nossos acadêmicos vivam grandes experiências na universidade e fiquem mais bem qualificados para o mercado de trabalho — ressalta Boing.

Equipe Baja UNIFEBE – Pelznickel

Em homenagem à cultura germânica, a equipe Baja UNIFEBE – Pelznickel irá participar da primeira competição Baja SAE Brasil Etapa Sul, que será realizada em outubro na cidade de Pato Branco (PR). O carro (modelo real) está em etapa de finalização e pode ser visitado no Laboratório Baja (Sala 7 do Bloco D).

Excelência

O “Hands-On” é tão inovador e integra tão bem o curso, que o projeto foi selecionado para a fase final do Prêmio Interamericano em Modelos Educativos Inovadores em Educação Superior (MEIN). O evento que escolherá o melhor projeto será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro em Medellín, na Colômbia.

Além disso, o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE passou por avaliação de reconhecimento do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina nos dias 3 e 4 de setembro e obteve conceito 4,76 em uma escala de 0 a 5. Para saber mais, acesse.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições para Bolsa do Artigo 170 iniciam segunda-feira

Inscrições para Bolsa do Artigo 170 iniciam segunda-feira


11 de fevereiro de 2011
Professor de Psicologia promove dinâmicas com alunos ingressantes

Professor de Psicologia promove dinâmicas com alunos ingressantes


20 de junho de 2007
Curso de Moda entrega ofício ao conselho municipal de Cultura de Brusque
UNIFEBE

Curso de Moda entrega ofício ao conselho municipal de Cultura de Brusque


12 de março de 2015
Skip to content