11 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de Engenharia Mecânica são desafiados a construir mini veículo para executar provas do Baja

Hands-on foi lançado na segunda-feira, 10 de setembro; estudantes têm duas semanas para realizar atividade

A cada semestre um novo desafio no Hands-On — um dos projetos consolidados na UNIFEBE, que simula a realidade do engenheiro mecânico no mercado de trabalho com problemas técnicos, sociais, emocionais e ainda engloba competências necessárias para os profissionais do século XXI. Na atividade, os acadêmicos precisam dar o seu melhor para criar, planejar e inovar no desenvolvimento de projetos voltados à Engenharia Mecânica.

Nesta edição, os alunos são desafiados a projetar e construir um mini veículo para executar a simulação de duas provas da competição Baja SAE – provas de velocidade e tração. Assim, os estudantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento automotivo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O lançamento do desafio foi realizado na noite de segunda-feira, 10 de setembro.

Para a realização do projeto, alguns requisitos são obrigatórios: o mesmo veículo deverá cumprir as duas provas (sem modificações); deverá ser projetado o sistema de transmissão (velocidade-força); um “trocador de marcha” precisará ser projetado e utilizado, além de chassi, carroceria e rodas serem fabricados nas impressoras 3D.

Os acadêmicos terão duas semanas para cumprir o desafio. Na sexta-feira, 21 de setembro, serão realizadas as apresentações técnicas, já as provas de velocidade e tração serão feitas no sábado, 22. Durante este período, o ambiente do curso será totalmente diferenciado, no qual o aluno desenvolverá na prática os conhecimentos teóricos, exercendo a criatividade, trabalho em equipe, senso de urgência e planejamento.

Novidades

Algumas novidades foram incrementadas no Hands-on neste semestre, conforme explica o coordenador de Engenharia Mecânica, Denis Boing. Destaca-se a participação do curso de Publicidade e Propagando, que desenvolverá uma web série com quatro episódios do desafio, como também a participação do curso de Psicologia, que fará a avaliação do desempenho dos acadêmicos no que diz respeito às competências transversais, como trabalho em equipe, capacidade de solução de problemas, liderança e responsabilidade, essenciais, inclusive, para os profissionais do século XXI.

— O projeto objetiva proporcionar de forma interdisciplinar a vivência de atividades práticas e o cotidiano no desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica. Como resultado final, queremos que nossos acadêmicos vivam grandes experiências na universidade e fiquem mais bem qualificados para o mercado de trabalho — ressalta Boing.

Equipe Baja UNIFEBE – Pelznickel

Em homenagem à cultura germânica, a equipe Baja UNIFEBE – Pelznickel irá participar da primeira competição Baja SAE Brasil Etapa Sul, que será realizada em outubro na cidade de Pato Branco (PR). O carro (modelo real) está em etapa de finalização e pode ser visitado no Laboratório Baja (Sala 7 do Bloco D).

Excelência

O “Hands-On” é tão inovador e integra tão bem o curso, que o projeto foi selecionado para a fase final do Prêmio Interamericano em Modelos Educativos Inovadores em Educação Superior (MEIN). O evento que escolherá o melhor projeto será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro em Medellín, na Colômbia.

Além disso, o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE passou por avaliação de reconhecimento do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina nos dias 3 e 4 de setembro e obteve conceito 4,76 em uma escala de 0 a 5. Para saber mais, acesse.

Agenda da Semana – 08/04

08 de abril de 2010