13 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de MBA em Gestão de Pessoas e Coaching conhecem cafeteria inclusiva

Atividade foi realizada na disciplina de Inteligência Emocional nas Organizações

Um projeto de inclusão social que vai muito além do café. Assim pode ser definida a Cafeteria Especial — primeira inclusiva do sul do país — que oferece oportunidade, respeito e desenvolvimento para pessoas com Síndrome de Down.

Para conhecer um pouco mais deste universo, os pós-graduandos da quarta turma de MBA em Gestão de Pessoas e Coaching do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizaram uma visita de estudos no espaço situado em Blumenau (SC) e inaugurado no fim de 2018.

A atividade foi realizada na disciplina de Inteligência Emocional nas Organizações, da professora Jô Rosa, coordenadora da especialização. Conforme ela, a partir das vivências durante o bate papo com os idealizadores da cafeteria, Giorgio Sinestri e Delfino Pellegrini Andrade, a visita trouxe grande significado para a formação acadêmica.

— Os ‘meninos mais que especiais’, por meio do seu atendimento afetuoso, seu olhar de amor e sua alegria contagiante, nos encheram de esperança, sonhos e emoções. Também promoveram em nossos corações e intelectualidade, diversas possibilidades de trabalhar a diversidade das relações de forma humanizada — enfatiza Jô.

Para o pós-graduando Jeferson Fernando de Souza, a visita serviu para ver como o ser humano pode realizar algo que venha de encontro aos seus propósitos sem levar em consideração as adversidades do meio.

— Ficou claro que tudo se torna possível mediante adequações de ordem física, comportamental e das perspectivas de cada um.  A experiência me levou a uma profunda reflexão sobre o que nos move e me trouxe a consciência do quanto outras pessoas precisam do entendimento, de maturidade e da oportunidade para que assim possam mostrar a todos o quanto são capazes — enfatiza.

Além disso, a forma como os proprietários falaram do seu negócio e do propósito que os levou a iniciar o projeto marcaram Souza.

—A busca por realizar algo com um significado especial para eles, realmente foi colocado em prática desde o início quando deixaram claro que o último item a ser analisado foi a questão do lucro que essa empresa geraria. O fato de acreditarem em algo maior que o simples fato de obter ganho financeiro foi o que os moveu desde o início do projeto. Acredito que se todos enxergassem propósito nas suas vidas e em seus trabalhos de forma clara, teríamos uma sociedade mais liberta e feliz com o que são, o que tem e com o que fazem — comenta.

O espaço

A Cafeteria Especial é um lugar para saborear um café, conversar ou desfrutar de um momento de descanso e lazer. O atendimento é feito por pessoas com Síndrome de Down, que convidam para uma experiência de acolhimento e olhar afetivo às diferenças.

Pessoas com Síndrome de Down têm algumas diferenças de pessoas que não tem a síndrome, mas são capazes de viver todas as experiências humanas: amar, sentir, errar, acertar, trabalhar, viajar, aprender. Na Cafeteria Especial, a equipe é treinada e capacitada a partir de suas características, respeitando cada individualidade, história e personalidade única.

Acadêmicos de Design Gráfico da UNIFEBE participarão do concurso nacional Festival do Minuto
Design Gráfico

30 de abril de 2020