22 de junho de 2010

Alunos de Pedagogia desenvolvem atividade no CEI Tia Denise

Os alunos da 5ª fase do curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque desenvolveram na última sexta-feira, dia 18, uma atividade de extensão no Centro de Educação Infantil Tia Denise, em Brusque. Durante a tarde, mais de 90 crianças se divertiram com os brinquedos pedagógicos confeccionados pelos acadêmicos, que foram deixados no Centro para utilização diária.

A prática foi desenvolvida na disciplina de Metodologia da Educação Infantil – 0 a 3 anos, ministrada pela professora Fabiani Cristini Cervi Colombi. De acordo com a professora, a proposta da atividade surgiu a partir dos conteúdos estudados em sala de aula, que instigou um grupo de dez alunos a realizaram um trabalho de iniciação científica. A partir deste trabalho, os acadêmicos perceberam que a maioria das Escolas e Centros de Educação Infantil possui brinquedos que não são adequados à realidade do público atendido. Por isso, os acadêmicos optaram por confeccionar brinquedos pedagógicos em madeira e malha, materiais que são descartados pelas indústrias locais. O grupo contou com o apoio de seus próprios familiares que auxiliaram de forma voluntária na confecção dos brinquedos.

A tarde das crianças do CEI foi muito divertida com sessões de contação de histórias, jogos e uma peça de teatro coletiva. Depois de mostrarem todos os brinquedos às crianças e professores do Centro de Educação, os acadêmicos da Unifebe presentearam os mesmos com o material.

A diretora do CEI e egressa da Unifebe, Caroline Hodecker, destacou que foi um privilégio e uma alegria receber os brinquedos. Segundo a coordenadora pedagógica, Sandra Aparecida Borba Araújo, a maioria das famílias dos alunos trabalha nas empresas localizadas no bairro. Caroline acrescentou ainda que é importante que os pais das crianças vejam que outras pessoas estão preocupadas e também se comprometem em contribuir para que seus filhos recebam uma educação de qualidade.

"Foi uma atividade que proporcionou a articulação entre teoria e prática, possibilitando levar a comunidade o conhecimento adquirido no curso", disse a acadêmica de Pedagogia, Jenifer Poffo.

A acadêmica Luciane Rosa também trabalha com crianças de 0 a 3 anos. Mesmo assim, ela confessa que a atividade lhe proporcionou momentos de descobertas e aprendizado: "Adorei esta atividade, aprendi que cada criança reage de uma forma diante dos brinquedos e das atividades propostas. Temos que respeitar e conhecer melhor o ambiente e a realidade em que o aluno vive".

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Almoço especial homenageia funcionários da UNIFEBE no dia do trabalho

29 de abril de 2014
BAILE DOS CALOUROS